Política

Huíla começa registo eleitoral com os primeiros oito balcões

Os primeiros oito Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), dos 42 previstos para os 14 municípios da província da Huíla, entram em funcionamento a partir de hoje, anunciou, ontem, a directora do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa.

23/09/2021  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR
Vayolela António referiu que, nesta primeira fase, os oito primeiros balcões estarão nos municípios do Lubango, Cacula, Chibia, Caluquembe, Quilengues e Matala. Lubango é o único município que começa a atender os cidadãos com dois balcões.
Na segunda fase, que começa a 27 de Novembro, entram em funcionamento 16 balcões e na terceira e última etapa 18, totalizando 42 BUAP.

A Huíla estima actualizar os dados de mais de um milhão de eleitores durante a fase do registo oficioso, que começa hoje em todo o país, revelou, ontem, no Lubango, o porta-voz do Gabinete provincial dos Registos e Modernização Administrativa.

Pedro Maiato, que falava à margem de um encontro com líderes religiosos e autoridades tradicionais, explicou que aquele número representa um aumento de cerca de 400 mil actualizações, em relação aos 897.465 eleitores constantes na base de dados.

Garantiu que estão criadas todas as condições materiais, técnicas e humanas para o início do processo, que será assegurado por 126 operadores. 
Malanje vai ter 51 e Bié começa com três

Um total de 51 balcões para o registo eleitoral oficioso vão  ser instalados nas sedes das administrações municipais e comunais de Malanje, anunciou, ontem, o director do Gabinete Provincial dos Registos.

Lando Pacheco, que falava em  conferência de imprensa, que serviu para esclarecer sobre a realização do processo de registo eleitoral e o lançamento do BUAP, salientou que 14 destes balcões serão instalados nas sedes municipais e 37 nas comunais.

Para o caso do registo eleitoral, Lando David Pacheco referiu que, até 31 de Março de 2022, a província prevê registar cerca de 300 mil cidadãos.

Explicou que cada balcão vai trabalhar com três operadores das administrações municipais e comunais, sendo que dois devem assegurar o funcionamento dos balcões e um tem de realizar trabalhos móveis, que evitem a deslocação dos munícipes ao balcão fixo.

A província do Bié  abre, hoje, o registo eleitoral oficioso com três BUAP: um na sede municipal do Cuito e igual número no Cunhinga e Andulo. O acto é presidido pelo governador provincial, Pereira Alfredo.

Benguela vai contar com 43 BUAP, nove dos quais começam a funcionar hoje, adiantou, à Angop, o director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa.

Tuca Manuel explicou que cada administração municipal terá um balcão, com excepção da de Benguela, que vai contar com dois. Os demais BUAP estarão distribuídos pelas sedes comunais da província.

Tuca Manuel adiantou que o processo de registo eleitoral oficioso vai ser repartido em três fases. A primeira será iniciada com 50 operadores, dos 129 já cadastrados; a segunda, com mais 17 balcões em funcionamento; e outros 17 na terceira.
Domingos Mucuta | Lubango                       Luísa Victoriano | Malanje                             e João Constantino | Cuito 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política