Economia

Huíla: Assinado contrato para fotovoltaica da Quilemba

A Sonagás (subsidiária da Sonangol), TotalEnergies em Angola e a Greentech anunciaram, quinta-feira, em Luanda, ter assinado um contrato de concessão para a instalação e operação da Central Solar Fotovoltaica “Quilemba”, no Lubango, Huíla.

23/09/2022  Última atualização 17H40
© Fotografia por: DR
A central é instalada com uma capacidade de 35 Megawatts (MW), na primeira fase, aos quais se acrescem 45 MW numa fase posterior, sendo construída em 2023, para começar a operar no ano seguinte, estando autorizada pelo Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Água (IRSEA) com um período de concessão de 25 anos, de acordo com o comunicado em que o contrato é anunciado.

O documento indica que o projecto Quilemba é realizado no modelo de "produtor independente de energia”, onde a totalidade do investimento é assegurada pelos promotores, com a Sonagás a deter uma participação de 30 por cento, a TotalEnergies Angola 51 e a Greentech 19.

Quando entrar em funcionamento, o parque solar fornece energia solar à rede angolana, permitindo uma poupança de combustível estimada em mais de 20 milhões de dólares por ano, caso comparado com as centrais térmicas em operação no país.

O presidente da Comissão Executiva da Sonagás, Manuel Barros, é citado na nota a declarar que "o projecto Quilemba simboliza o compromisso do Grupo Sonangol, relativamente à sua transformação numa empresa de energia e a contribuição para os esforços de aumento da geração de energia eléctrica de fontes renováveis”.

De acordo com Manuel Barris, a implementação do projecto "está enquadrada na estratégia de transição energética da petrolífera nacional e permitirá o acesso à electricidade a várias famílias angolanas”, com melhorias qualitativas nas condições de vida, redução dos custos de aquisição de combustível e o impulso "a outros sectores importantes da economia angolana”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia