O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
Vencer o desafio da electrificação e da interligação da Huíla à rede nacional de energia é a prioridade do Executivo para impulsionar a actividade industrial, enquanto factor estratégico para o desenvolvimento, afirmou, no Lubango, o vice-governador provincial para o sector Técnico e Infra-estruturas.
Hélio de Almeida, que falava, quarta-feira, na abertura da Feira dos Transportes e Indústria (Expotrans), que decorre até amanhã, na cidade do Lubango, com a participação de 60 expositores, destacou o potencial do sector da Indústria para o desenvolvimento, reafirmando a necessidade de acções para a sua dinamização na província da Huíla.
O vice-governador considerou que a Huíla tem todas as condições para se tornar num pólo de desenvolvimento industrial de vocação nacional, mas torna-se necessário implementar um projecto de electrificação e da interligação no sistema eléctrico nacional que vai permitir aumentar a qualidade e acesso à energia em condições de maior competitividade.
O responsável também falou sobre a questão da mobilidade, apontando a infra-estruturas como as estradas nacionais que cruzam o território da Huíla, afirmando que o conjunto desses activos é propenso à criação de uma plataforma de desenvolvimento industrial, de logística, transporte e impulsionadora do desenvolvimento de novos negócios na província.
Conformar os processos
O director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, Manuel Machado Quilende, notou que a actividade industrial está associada a todos os fenómenos sociais, tendo vínculo com todas as questões de crescimento, desenvolvimento e geração de emprego.
Como parte desse processo, indicou, o Governo tem empreendido acções que visam conformar os processos administrativos e legais, para criar mecanismos que favorecem as operações dos agentes económicos.
Nessa acepção, a realização da Expotrans "é um sinal claro da preocupação e da importância de interagir com a sociedade, particularmente com o sector empresarial, na procura contínua de alianças que elevem o bem-estar das populações.
Processo de desenvolvimento
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana da Huíla, Gracinda Gonçalves, considerou que o sector posiciona-se "na vanguarda do processo de desenvolvimento nacional”.
"Achamos pertinente que as forças vivas da nossa província contribuam com ideias e projectos que possam contribuir para a melhoria das questões do tráfego e da mobilidade na província”, defendeu.
Na feira, que decorre com objectivo de colher contribuições para melhorar a funcionalidade dos sectores dos Transportes e da Indústria, participam representantes do sector púbico e privado, tais como provedores de serviços de táxi personalizado, as Linhas Áéreas de Angola (TAAG), Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), serviços de rent-a-car e outros, enquanto no domínio indústria participam operadores dos ramos agroalimentar e indústria transformadora.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.