Política

Huang Xia recebido na Cidade Alta

César Esteves

Jornalista

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, afirmou, na sexta-feira, em Luanda, que uma das soluções para as crises de paz e segurança existentes naquela zona do continente africano passa pela participação de todos os parceiros, a começar por aqueles dos Grandes Lagos e outros internacionais.

03/06/2023  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR

Huang Xia, que se encontra no país para participar hoje na Cimeira, teceu estas declarações no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta. "Ouvi, atentamente, o Presidente da República e a conclusão a que cheguei é de que devemos trabalhar, cada vez mais, tendo em conta a situação difícil que estamos a tentar resolver”, frisou.

O enviado especial de António Guterres para a Região dos Grandes Lagos disse ser fundamental a concertação de ideias para a resolução dos problemas com os quais a Região dos Grandes Lagos se debate, referindo ser nesta condição que falou com o estadista angolano. "A situação está, de facto, muito difícil, por isso, cabe a nós concertar ideias”, defendeu Huang Xia, para quem o objectivo passa por encontrar soluções que permitam resolver tais problemas presentes na região.

O Presidente da República recebeu, ainda ontem, numa outra audiência, o enviado especial do Presidente do Conselho Soberano de Transição do Sudão, Daffa Alla Elhag Ali Osman, com quem analisou assuntos ligados ao conflito reinante no seu país.

No final do encontro, o enviado de Abdel Fattah Al-Burhan, que se encontra na capital angolana para participar, também, na Cimeira, deixou o Palácio Presidencial sem prestar declarações à imprensa. Já se encontram, igualmente, na capital angolana, para participar na Cimeira, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, a Vice-Presidente do Burundi e a ministra das Relações Exteriores da Tanzânia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política