A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
Huambo vai contar, nos próximos tempos, com um Centro de Bioveterinária e Fábrica de Vacinas Animais. A informação foi ontem prestada pelo ministro da Agricultura e Pescas António Francisco de Assis, que procedeu ao lançamento da primeira pedra.
Financiamento da República Federal Alemã, por intermédio do banco Standard Chartered ECA (Agência de Crédito à Exportação) Euler Hermes, o projecto está avaliado em 125 milhões 221 mil, 858 e 76 dólares e será construído em 36 meses.
O ministro disse que o Centro irá trabalhar no domínio da produção de vacinas e fazer com que Angola seja auto-suficiente na produção das vacinas de uso veterinário, o que vai permitir o desenvolvimento da pecuária nos mais variados ramos.
"É um momento ímpar na história do país e da província do Huambo, onde se encontra grande capital humano com a possibilidade de formação a nível da agricultura. Nada melhor que brindar os técnicos que aqui se formam com uma estrutura que permita catapultá-los para os níveis de ciência existentes em outras partes do mundo”, sublinhou.
Com a capacidade de produzir 30 milhões e 600 mil unidades por ano, o centro prevê fabricar vacinas contra carbúnculo interno e externo, diarreia dos vitelos, clostridiose e peripneumonia bovina, enterotoxermia ovina e outros mamíferos. Vai ainda produzir vacinas para aves contra Newcastle, bronquite infecciona, varíola, entre outras, num total de 150 milhões e 600 mil unidades por ano.
O governador em exercício da província do Huambo, Francisco Jamba Kata, disse que a construção do Centro de Bioveterinária e Fábrica de vacina animal agregará valores e injectará dinamismo na criação, produção, e reprodução animal, na província do Huambo.
Deste modo disse, estarão as condições criadas e a bases para que o Huambo possa continuar com projectos sustentáveis de criação de animais saudáveis que contribuam para a melhoria da saúde das pessoas e com isso fazer vincar o adejo popular que diz "se o campo não trabalhar a cidade não janta”.
Francisco Kata reiterou o compromisso do governo da província de continuar a trabalhar para o aumento da produção local e combater a fome e a pobreza, bem como, preservar a infra-estrutura a ser construída.
O projecto prevê a construção do edifício principal que terá uma área de produção, área técnica, zona de armazenamento, escritórios e laboratórios. Oficinas e instalações de serviços, de controlo de qualidade animal e de investigação e desenvolvimento animal.
Prevê igualmente a construção de 30 residências, uma área social, além de proporcionar mais de 300 empregos na fase de construção e outros 200 na fase operacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginArrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
Os habitantes do município do Cuito, capital político-administrativa da província do Bié, são a favor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha que se desenrolou na cidade, logo após à divulgação dos resultados das eleições de 1992, cujos resultados não foram aceites pela UNITA.
O governador da Lunda-Sul procedeu, esta segunda-feira, ao lançamento da pedra para o início das obras de construção de um condomínio de 289 casas do tipo T3, T4 e T5, uma iniciativa privada que tem por fim mitigar o défice de habitação na província.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) incinerou, cerca de 342 quilogramas e 826 gramas de cannabis sativa, vulgo liamba, na zona de Cahuabi, cerca de quatro quilómetros a norte da cidade de Ndalatando, no município do Cazengo.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.