Cultura

Huambo ultima preparativos para o assalto do Carnaval

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

As autoridades culturais do Huambo ultimam os preparativos da edição de 2023 do Carnaval, uma vez que já se escreveram 42 grupos que vão tomar de assalto a Avenida Alione Blonde Beye, no bairro Académico, para mostrarem as suas fantasias.

21/01/2023  Última atualização 12H17
© Fotografia por: DR

O chefe do Departamento da Acção Cultural da Direcção Provincial da Cultura do Huambo, Pascoal Pedro Nhanga. garantiu que todos os municípios terão representação de grupos carnavalescos e as Administrações Municipais vão apoiar estes conjuntos em todos os aspectos, para tornar a festa popular mais colorida.

Pascoal Pedro Nhanga, que falava num cerimónia que marcou o encerramento do seminário de capacitação dos júris que vai avaliar o trabalho dos grupos, manifestou que estes hão de se inteirar de todas as técnicas inerentes à festa do Entrudo.

O responsável do sector da Cultura no Huambo lembrou que estes aspectos vão desde a fase infantil e tradicional, tendo acrescentando que os membros do júri foram munidos de conhecimentos para avaliar itens como a dança, coreografia, letra, música, comandante, rainha, indumentária e painéis para o êxito do Carnaval.

O chefe do Departamento da Acção Cultural garantiu que a edição do Carnaval 2023 vai ultrapassar as expectativas. "Depois de dois anos de interregno, por conta da Covid-19, os foliões estão ávidos e prometem que a festa de rua vai voltar em grande e, para tal, requer muita disciplina e entrega por parte dos mesmos, uma vez que a competição é renhida e o público espera por um bom resultado”, disse.

Para o desfile central provincial do dia 21 de Fevereiro, Pascoal Pedro Nhanga apelou a todas as forças vivas da sociedade, como os empresários e promotores culturais, no sentido de envolverem-se nesta festa, que serve para exaltar ao nível mais alto a cultura nacional.

O responsável augura que os grupos tragam melhor qualidade à festa cultural, porque daqui a pouco começam as fases comunais de Carnaval e depois as municipais. "Por isso, as comissões organizadoras ainda têm muito tempo para aprimorar todos os detalhes, de forma a que no dia D, nada possa falhar e que se assista um bom espectáculo”, referiu.

De acordo ainda com Pascoal Nhanga, as inovações para 2023 estão ligadas ao intercâmbio cultural já que nesta edição o Huambo vai acolher o grupo carnavalesco Tumueno, da província do Zaire, a convite da Direcção da Cultura local. O responsável fez saber que tal iniciativa visa trazer os elementos culturais do daquela província do Norte de Angola e dar maior qualidade ao Carnaval no Huambo.

É importante realçar também que vão participar, igualmente, nesta edição do Carnaval da província do Huambo seis blocos de animação, que estão inscritos só para dançar sem competir com os demais grupos.

Na última edição do carnaval no Huambo, realizada em 2020, o grupo carnavalesco Ovindjendje, do município do Chinjenji, classificou-se em primeiro lugar, enquanto no segundo lugar  ficou o grupo Okutyuka, do município sede, e em terceiro os Ecos da Gruta, do Cachiungo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura