O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Governo do Huambo realizou, ontem, no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, o acto provincial em comemoração do 47º aniversário da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo Presidente Agostinho Neto, sob o lema “angolanos, de mãos dadas para o futuro”.
"Para mim, é motivo de grande regozijo e transmito, em nome da população do Huambo, o reconhecimento e a gratidão a todos os combatentes que, para a sua querida pátria, sonharam desde os primórdios com a liberdade do povo e resistiram com valentia ao longo da nossa história, em especial, os nossos reis que lutaram com bravura e preferiram morrer a lutar do que se renderem à ocupação estrangeira”, apontou.
Lembrou que, mais do que entender o contexto desta data comemorativa, o 11 de Novembro deve ser recordado como o dia em que "os filhos desta pátria tornaram-na independente para reconstruir a identidade de um povo forte e trabalhador, conquistando a paz e implementando o multipartidarismo”.
O administrador do Huambo, Azevedo Cambiambia, disse que os sinais de que a Independência valeu a pena são visíveis e palpáveis no Planalto Central, tendo em conta a carteira de investimentos verificada no município sede.
"Inauguramos hoje estradas e outros bens públicos que, certamente, servirão para o bem dos cidadãos. Auguramos um futuro melhor para que sejamos mais prósperos e o Huambo possa merecer mais investimentos, sobretudo, nas vias de acesso, iluminação pública, Educação, Saúde e o sector agrícola tenha mais acesso aos inputs e o desporto cresça”, referiu.
A deputada Navita Ngolo, do Grupo Parlamentar da UNITA, disse que a verdadeira Independência não pode ser política, mas sim económica.
"Deve-se dinamizar o sector da Agricultura, pois carece de investimentos fortes a partir do Orçamento Geral do Estado, dando um bolo maior para que aqui no Huambo, onde dependemos dela, o adubo e o amónio não custem tanto e precisamos, também, desenvolver o empresariado local e investir na Educação”, frisou.
Antigos combatentes
Justino Kakenha é antigo combatente e falou da importância da comemoração desta data histórica, por se tratar de um acto de reconhecimento de coragem e patriotismo de todos quantos lutaram em nome da liberdade de Angola.
"Todos esses sacrifícios fizeram com que o Estado angolano criasse um conjunto de leis e estatutos especiais reconhecidos aos antigos combatentes, que lhes ficaram diminuídos na sua capacidade de ganho e para os familiares dos combatentes tombados. Tais leis foram publicadas para dar maior dignidade à vida socioeconómica dos mesmos, mas ainda temos encontrado muitas dificuldades”, lamentou.
"Este reconhecimento do Estado angolano não tem efeito e o tempo está a passar, o Executivo está consciente da situação e dos desafios que ainda se colocam no difícil e complexo processo da dignificação social dos antigos combatentes, dignificar-nos e aos veteranos da pátria é dever de honra. Por isso, apelamos a quem de direito a rever, com muita urgência, o aumento da pensão, porque com 23 mil kwanzas não é possível sobreviver, tendo em conta o aumento constante dos preços da cesta básica e não só”, rogou.
Projecto PAPE beneficia jovens
Ainda no quadro das comemorações do 11 de Novembro, a governadora Lotti Nolika procedeu à entrega de 15 Kits para a promoção do auto-emprego no âmbito do PAPE.
Elisandra César recebeu um kit de agricultura, composto de uma motobomba, duas enxadas e uma máquina pulverizadora. A beneficiária trabalha no ramo há dois anos e disse que vai fazer bom uso do material.
"Os meus pais têm uma lavra, é lá onde pretendo usar este material. Vamos conseguir trabalhar melhor a terra e colher bons produtos. Os jovens que esperam pela sua vez tenham paciência, pois vão receber os seus kits”, encorajou.
Constantino Calembe recebeu um kit de pedreira e referiu que com o material angariado ajudará a dar continuidade aos trabalhos: "Trabalho com alguns jovens no ramo da Construção. Vou ajudar outros que estão fora do sistema de emprego. O projecto PAPE é bom, Angola precisa de jovens com capacidade e vontade de trabalhar para deixarmos a delinquência e o álcool”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.