Coronavírus

Huambo regista 600 novos casos

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A província do Huambo registou, no primeiro trimestre deste ano, 637 novos casos de HIV/Sida, dos quais 15 terminaram em óbitos, num universo de 24 mil testes realizados.

24/04/2021  Última atualização 14H23
Huambo registou mas casos © Fotografia por: DR
Os dados foram avançados por Euclides Chipalavela, supervisor provincial do Programa de Luta Contra a Sida, quando fazia o balanço da situação epidemiológica da região do Planalto Central, tendo apontado os municípios do Huambo, Bailundo, Caála e Londuimbali como os que mais casos registaram.

Os jovens, com idades compreendidas entre os 20 e 35 anos, especificou, são os mais infectados, estando as mulheres no topo da lista dos que mais aderem às campanhas de testagem voluntária.

"Estamos a levar a cabo uma técnica que designamos de "caso índice”, com o apoio de ONGs, que nos ajudam a localizar, através de ligações telefónicas, as pessoas que tentam se furtar ao tratamento. A técnica está a reforçar a interacção entre doentes e técnicos de saúde, o que está a permitir reduzir o número de pessoas que abandonam o tratamento”, detalhou.

A província do Huambo, disse, acusou a recepção do novo medicamento, que está a ser inserido, paulatinamente, nos centros de tratamento, onde os antigos retrovirais continuam a ser usados.  Euclides Chipalavela garantiu existir quantidades suficientes de testes rápidos e reagentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login