Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
O procurador-geral da República no Huambo, Adelino Mutique Capitango, apelou aos gestores públicos a adoptarem as boas práticas na gestão da coisa pública. O responsável aludiu o facto recentemente durante uma palestra subordinada ao tema “A Ética e a moral na gestão da coisa pública”.
Adelino Capitango fez saber a Procuradoria-Geral da República no Huambo, no âmbito das suas atribuições, augura incutir, despertar e elevar os padrões éticos e morais no pensamento, bem como na acção das boas práticas na gestão da coisa pública.
O procurador-geral explicou, durante a sua intervenção, que o órgão de tutela na região do Planalto Central vai continuar a desenvolver uma série de tarefas, que se consolidam para uma maior fiscalização dos actos de gestão da coisa pública, sempre que for necessário, assim como esclarecer e repor a legalidade em contratos públicos.
Adelino Mutique lembrou ainda que estas tarefas têm resultados na instauração de inquérito ou processos crimes de acordo com a natureza do caso, para a devida responsabilização dos infractores e a consequente reposição da legalidade.
Apesar disso, prosseguiu, a PGR no Huambo pretende envolver a população, gestores públicos firmes e parceiros, de modo a contribuir na manutenção e fiscalização sobre os actos de gestão da coisa pública no restrito respeito e cumprimento da Lei.
Por seu turno, o secretário-geral do Governo do Huambo, Tiago Kangombe, disse no encontro que combater a corrupção é o direito e a responsabilidade de todos. Segundo ele, é através da cooperação e o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade ou de cada instituição que se pode superar os impactos negativos que provêm destes crimes independentemente das origens étnicas e linguísticas de cada povo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.