Sociedade

Huambo: Jovens exortados a investirem na formação académica e técnica

Marcelino Wambo | Huambo

Jornalista

A governadora do Huambo aconselhou, domingo, os jovens para continuarem a investir na formação académica e profissional de qualidade, de forma a obter experiências e vencer no mercado de trabalho.

15/04/2024  Última atualização 10H14
Lotti Nolika falou sobre a qualidade profissional e experiências no mercado de trabalho © Fotografia por: Joaquim Armando | Edições Novembro

Lotti Nolika reafirmou, durante uma palestra sobre "O papel das organizações juvenis no desenvolvimento social do país”, o compromisso do Executivo angolano em continuar a providenciar infra-estruturas e ferramentas para promover a formação profissional, o empreendedorismo juvenil, assim como apoiar as iniciativas privadas.

Durante a palestra, que marcou o acto provincial das comemorações do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, a governadora pediu para os jovens reflectirem mais sobre os progressos alcançados em todos os níveis e pensarem nas melhores formas de enfrentar os desafios futuros.

O Estado, sublinhou, reconhece, plenamente, o papel que os jovens angolanos desempenharam ao longo da História do país, desde a luta pela libertação, a independência, até ao alcance da soberania e processo da reconstrução nacional. "São acções que devem ser enaltecidas por todos”.

No dia dedicado à juventude, assinalado ontem, comemorado, este ano, sob o lema "Juventude empoderada, Angola unida”, a governadora encorajou os jovens a permanecerem firmes e comprometidos com os objectivos do bem-estar colectivo.

 
Debate

A direcção da Juventude e Desportos no Huambo realizou, ontem, uma mesa-redonda para avaliar a actual situação do jovem angolano, cujo prelector foi o padre José Kambuta, para quem é muito importante trabalhar, cada vez mais, na educação dos jovens.

O representante do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola no Huambo, Tiago Manuel, que também participou no debate, considerou essencial haver mais partilha de conhecimento entre as gerações.


Juventude chamada ao combate contra violência doméstica

O administrador-adjunto do Chongoroi exortou, no sábado, durante uma conferência, pelo 14 de Abril, à juventude local a contribuir mais activamente no combate contra os diversos tipos de violência doméstica a nível do município.

Afonso Mahapi referiu que entre as violações mais relevantes, destacam-se as agressões físicas. "A nível das comunidades surgem, sequencialmente, o registo de vários casos do género”, disse, além de referir que o encontro serviu, ainda, para analisar o papel da mulher rural e o contributo desta para o desenvolvimento comunitário.

Os casos de delinquência juvenil, disse, têm sido motivo de preocupação da administração municipal. "É fundamental que a juventude se engaje no processo de mitigação desse fenómeno, denuncie tais práticas e, assim, contribuir para a prevenção da violência doméstica”, sustentou.

A formação académica, técnica e profissional deve constituir na vida de qualquer jovem, mola impulsionadora para elevar o seu nível de conhecimento diversificado e habilidades, que lhe permitem trilhar melhores caminhos no futuro.

Para o administrador, o combate à violência doméstica deve ser tarefa de todos, por isso, a juventude é chamada a apoiar esta acção, visto que as mulheres têm sido as mais afectadas com este problema.

A mulher, destacou, merece total atenção e respeito. "É também importante destacar o papel interventivo das mulheres nos diversos sectores e domínios da vida política, económica, social, cultura do país".

A nível local, referiu, a administração de Chongoroi, continua a trabalhar com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Gabinete Municipal da Acção Social, Família e Igualdade do Género, (GMASFIG), sectores da Educação, Saúde, órgãos da justiça, para mudar o quadro da violência doméstica.

Os jovens do município, reiteirou, devem ser verdadeiros exemplos na transmissão dos valores éticos morais e cívicos.


Maximiano Filipe | Benguela

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade