Política

Huambo exalta Conferência sobre 4 de Fevereiro e papel de Cónego das Neves

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

A governadora do Huambo destacou, hoje, a realização da conferência sobre “A Luta Armada de Libertação Nacional” e “O papel central de Cónego Manuel das Neves”, num acto realizado no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) local e que juntou, entre outras individualidades, responsáveis do Governo da província, académicos e investigadores.

06/02/2023  Última atualização 22H01
© Fotografia por: Francisco Lopes

Lotti Nolika frisou que a conferência, promovida pela Edições Novembro, enquadra-se num amplo programa de circulação de conhecimento estruturante sobre o país nos mais diversos domínios.

A governante declarou que, ao trazer-se o debate sobre o 4 de Fevereiro à província do Huambo, se pensou numa das regiões do país que mais sofreu com as agruras do colonialismo. 

"Era aqui, na região do Planalto Central, o território preferencial do colonialismo para a captura de seres humanos a serem escravizados por via do contrato em outras regiões de Angola e principalmente nas roças de cacau em São Tomé”, lembrou Lotti Nolika. 

O presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro, Drumond Jaime, considerou o Huambo como uma das regiões com maior cifra da população estudantil no país. Por essa razão, disse ser fundamental levar para esta parcela do território nacional debates sobre questões que têm impacto, quer do ponto de vista da história, quer na vertente económica e da sociedade.

O historiador português José da Silveira Lopes, na qualidade de orador principal da conferência sobre "A Luta Armada de Libertação Nacional” e "O papel do central de Cónego Manuel das Neves”, considerou decisivo o papel do nacionalista em todo este processo que culminou com a Independência de Angola. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política