Sociedade

Huambo é destino de centenas de turistas no fim-de-semana

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

A província do Huambo está a registar, desde o início do fim-de-semana prolongado, pelo feriado do Dia da Paz, a entrada de centenas de turistas, entre nacionais e estrangeiros, que preferiram visitar a região do Planalto Central, nesta altura, a lazer e alguns a negócio.

07/04/2024  Última atualização 11H06
Jovens aproveitam o feriado do 4 de Abril para fazer turismo © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Os principais pontos turísticos, como a albufeira do rio Cuando, que oferece óptimas condições para natação, pesca desportiva e navegação, receberam muitos turistas. Os restaurantes e hospedarias registaram, igualmente, uma grande afluência de visitantes, a maioria vindos de Luanda, Benguela, Huíla, Cuanza-Sul, Bié, Malanje e Namibe.

Numa ronda efectuada pela equipa de reportagem do Jornal de Angola ao Centro Turístico Tchinossanda, local de referência da região, situado no bairro Cruzeiro, notou-se uma taxa de 100 por cento de ocupação por visitantes.

A responsável do Centro Turístico Tchinossanda, Orquídea Kandimba, disse que nestas datas comemorativas, em especial neste fim-de-semana prolongado, a percentagem de clientes é satisfatória. As pessoas, adiantou, procuram por locais mais calmos e longe da cidade, para descansar com a família, ou de forma particular.

Muitos turistas, explicou, preferem visitar o local, por ter um atendimento bastante personalizado. "Desde quinta-feira, o espaço registou um fluxo de mais de 500 turistas”, anunciou.

 
Local de lazer

A albufeira do rio Cuando, situada a 16 quilómetros da cidade do Huambo, junto da Missão Católica, tem sido outro destino de muitos turistas nacionais e internacionais.

Nas margens da referida lagoa, muitos visitantes têm aproveitado para saborear o tradicional churrasco natural, no qual o cliente tem a liberdade de escolher o tamanho da galinha. No espaço adjacente, estão várias barracas com serviços personalizados.

O rio Cuando é bastante frequentado aos fins-de-semana. Muitos aproveitam o local para passar o tempo com a família e amigos, em actividades de pesca ou natação.

Zenaida José, turista vinda de Luanda, disse que escolheu a cidade do Huambo, neste feriado prolongado, por ser uma terra muito bonita e com pessoas acolhedoras. "É uma das melhores províncias para visitar”, disse, acrescentando que o sector do turismo precisa de ser cada vez mais dinamizado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade