Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O delegado Provincial das Finanças no Huambo, João Bastos, esclareceu que a província do Huambo, arrecadou para Conta Única do Tesouro (CUT) em 2022, um valor total de 2.639.317.159,00 (Dois mil milhões seiscentos e trinta e nove milhões trezentos e dezassete mil e cento cinquenta nove kwanzas).
O responsável fez este pronunciamento, ontem, quando procedia à apresentação do relatório síntese sobre a Execução Orçamental e Financeira da província, referente ao III Trimestre de 2022, a nível das instituições públicas.
João Bastos fez saber ainda que os valores das receitas processadas foram feitas por via Portal do Munícipe e da Referência Única de Pagamento do Estado (RUPE).
Na sua intervenção, acrescentou que a Repartição do Huambo, por questões óbvias e pelo facto de estar no Centro da cidade, com maior densidade populacional, foi a que teve maior actividade económica, em termos de arrecadação, seguidamente da repartição municipal da Caála e Bailundo.
No encontro realizado numa das salas de reuniões do Auditório da Sede do Governo do Huambo, o delegado provincial das Finanças, salientou, que ao longo do período em análise, a Repartição Fiscal do Huambo para o ano 2022, em termos de valores próprios obteve na Conta Única do Tesouro (CUT) uma arrecadação na ordem de mais de dois mil milhões de kwanzas, a que corresponde a 78 por cento do valor total da arrecadação. João Bastos recordou que relativamente aos Impostos que mais contribuíram para o incremento destas receitas, mencionou o Imposto de Rendimento do Trabalho (IRT), por conta de outros organismos da função pública, correspondente a 38 por cento, do Imposto do Valor Acrescentado (IVA) do regime geral com 15 por cento Imposto Industrial do grupo (A) com 7,91 por cento e dos emolumentos e taxas diversas com 6,19 por cento.
O delegado das Finanças no Huambo sublinhou, que no que diz respeito aos recursos próprios que são cobrados por via do Portal do Munícipe e de Serviços, concretamente às administrações municipais, as escolas do ensino secundário, Unidades Orgânicas da Universidade José Eduardo dos Santos e, outros serviços públicos, durante o período em referência o valor arrecadado da Referência Única do Pagamento do Estado (RUPE) cingiu-se em mais de 430 milhões 688 mil 222 kwanzas.
Arrecadação
Em temos gráficos e de descrição, João Bastos realçou, que o valor arrecadado este ano em torno de todos os órgãos intervenientes no processo, sobretudo pela cobrança de inscrição dos acessos às universidades, nas escolas do ensino secundário, ainda é baixo em relação a do ano passado, apesar de não ter especificado a quantia monetária.
Ainda assim, o titular do sector, mostrou-se satisfeito tendo anotado, que os números apresentados revelam-se as administrações municipais em organizarem-se na criação de condições a cobrança de taxas e outros emolumentos através do Portal do Munícipe no sentido de terem outros indicadores melhores.
Apontou por outro lado, que existem administrações municipais que, até ao mo-mento, não têm condições criadas para que o processo de arrecadação via Portal e Referência Única de Pagamento do Estado (RUPE) seja de facto efectivo.
Em condições mínimas, assinalou, são alegadas por falta de energia, colocação de um pequeno gerador, Internet ou Modem, a inexistência de uma agência bancária além de outros meios tecnológicos.
"Se as administrações municipais tivessem criado estas condições a província, teria um volume de arrecadação maior, daquilo que está previsto no Decreto 47/ 18, o fundo de receita deve ser 100 por cento, quer dizer, se uma determinada administração arrecadar 130 milhões de kwanzas, o retorno vai ser, igualmente, de 130 milhões, fez saber o delegado das Finanças, João da Costa Bastos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Um cidadão de 33 anos de idade, que se fazia passar por efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), para difamar e caluniar, com falsas declarações os agentes, vai ser apresentado a público, esta segunda-feira, em Luanda.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.