A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
Crianças, adolescentes e jovens que deambulam e pernoitam em ruas da cidade do Huambo serão recolhidos e encaminhados em centros de acolhimento, segundo a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género.
Fátima Cawewe, que falava à margem da reunião do Governo Provincial, orientada pela governadora Lotti Nolika, explicou que o modelo de recolha de crianças, adolescentes e jovens está definido e começa a ser executado brevemente, em colaboração com a Administração Municipal do Huambo, quando estiverem reunidas as condições logísticas.
Acrescentou que o plano de recolha de crianças, adolescentes e jovens das ruas está idealizado há muito tempo, mas a falta de espaço inviabilizou a sua materialização. "Alguns parceiros sociais manifestaram a disponibilidade em apoiar a iniciativa, pelo que o projecto será concretizado em breve, tendo em conta que o problema relacionado à falta de espaço já está ultrapassado".
A directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género disse ser imperioso avançar com o processo de recolha de crianças, que correm sérios riscos de ser infectadas por várias doenças, principalmente nesta época chuvosa, em que os casos de doenças respiratórias são acentuados. "O Governo da província e os parceiros sociais tudo estão a fazer no sentido de reunir as condições para que as crianças possam ter abrigo condigno,” sublinhou.
Para a governadora do Huambo, "não basta recolher as crianças das ruas, é necessário garantir alimentação, produtos de higiene pessoal e vestuário, sob pena de se colocar em risco este trabalho", pelo que pediu solidariedade dos parceiros do Governo Provincial para que o projecto decorra sem sobressaltos.
Lotti Nolika considerou eficaz o modelo apresentado, por estar alinhado à garantia dos direitos económicos, sociais e culturais das crianças, devendo-se continuar a trabalhar para travar a onda crescente de famílias e crianças em ruas da cidade do Huambo.
Construção de Orfanato
A Administração Municipal do Huambo está a trabalhar na identificação de um espaço para a construção de um orfanato ou centro de acolhimento para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, debaixo de prédios, com realce aos da Angotel, da FAPA, área adjacente ao Hotel Tchimina e outros.
Índice de prostituição tende a
aumentar
A directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género
manifestou-se preocupada com o aumento do índice de prostituição na província
do Huambo, com realce no município sede, apontando a perda de valores morais e
cívicos no seio de muitas famílias e as dificuldades sociais como as principais
causas.
Fátima Cawewe, que falava, na semana finda, numa reunião orientada pela governadora Lotti Nolika, para abordar a situação da implementação da Política Nacional de Género, sublinhou que os factores mencionados têm provocado a perda de dignidade das mulheres que optam pela prostituição como forma de ganhar dinheiro.
Durante o encontro, a governadora da província do Huambo defendeu a necessidade de se criarem acções de curto, médio e longo prazos, para se de desencorajar a prostituição, acrescentando que, para se combater este fenómeno, é preciso localizar e responsabilizar os mentores.
Segundo Lotti Nolika, "não basta atacar as meninas, mas sim os promotores desses actos". Disse acreditar que existe uma rede de indivíduos que buscam, em diversos pontos, mulheres para se prostituírem em ruas da cidade, pelo que os órgãos policiais e judiciais devem agir em conformidade com a Lei.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginArrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
Os habitantes do município do Cuito, capital político-administrativa da província do Bié, são a favor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha que se desenrolou na cidade, logo após à divulgação dos resultados das eleições de 1992, cujos resultados não foram aceites pela UNITA.
O governador da Lunda-Sul procedeu, esta segunda-feira, ao lançamento da pedra para o início das obras de construção de um condomínio de 289 casas do tipo T3, T4 e T5, uma iniciativa privada que tem por fim mitigar o défice de habitação na província.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) incinerou, cerca de 342 quilogramas e 826 gramas de cannabis sativa, vulgo liamba, na zona de Cahuabi, cerca de quatro quilómetros a norte da cidade de Ndalatando, no município do Cazengo.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.