Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A actual movimentação de turistas nacionais, namibianos, sul africanos, portugueses, espanhóis e árabes, na província da Huíla, nos últimos seis meses, está a reanimar a execução de diversos projectos favoráveis ao aumento da capacidade de hospedagem e outros serviços.
Os dados provisórios da Associação de Promotores e Operadores de Turismo da Huíla atestam que o número de quartos normais e de luxo ronda os 2071 contra os 1655, distribuídos em 15 hoteis, 22 pensões, 81 hospedarias e 15 aldeamentos turísticos, cujas refeições são asseguradas em 115 restaurantes e 656 similares.
O representante da associação em referência, Pedro Gonçalves, explicou ao Jornal de Angola que considerou que além das actuais condições hoteleiras, os preços módicos e clima ameno das terras da Chela figuram como os motivos principais para atracção de visitantes de vários pontos assim como dos locais.
Pedro Gonçalves referiu que os turistas estão a desfrutar da nova cadeia hoteleira erguida e reabilitada, com destaque para os hoteis Chick Chick, Serra da Chela, Lubango, Mirangolo, Ivone lar, VIP, Kanimbo, Freitas, Novo Hotel, Mukanka, Zavula, Pululukwa, Kimbo do Soba, Complexo da Taag, Amigo e outros.
Segundo ele, têm despertado a curiosidade e permanência dos turistas em alguns hoteis as condições e estilos típicos das infra-estruturas com realce dos Rosort Lodge Pululukwa, Kimbo do Soba, Vanjul, Organizações Freitas, Complexo Residencial da Taag, entre outros. Consta também o Museu Regional da Huíla com um acervo etnológico composto por 1.530 peças, que desperta a curiosidade as representações do kimbo do soba grande da Huíla, instrumentos de caça, utensílios domésticos e aqueles utilizados no fabrico de leite azedo e manteiga.
O Centro de Ciência e Tecnologia do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED)-Huíla figura, igualmente, como um dos locais frequentados por dezenas de turistas, movidos pelos 5000 exemplares de aves diversas, algumas embalsamadas.
Os espaços turísticos da Fenda da Tundavala, Cristo Rei, Barracões e Largo da Sé Catedral, já dispensam apresentação da sua notoriedade e procura. A ronda do Jornal de Angola constatou que a requalificação da cidade do Lubango, conferiu melhorias ao emblemático largo da antiga estação do Caminho- de-Ferro de Moçâmedes (CFM), onde os visitantes aproveitam para posar ao lado das seculares locomotivas expostas no jardim.
Comove os visitantes o facto de se aperceberem da pretensão do Ministério dos Transportes em preservar os antigos equipamentos ferroviários, bem como torná-los numa área para investigação científica e tecnológica, onde são também expostas os vários modelos de locomotivas, carruagens, vagões e máquinas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
A implementação efectiva na área de aeroportos de 68 por cento das iniciativas, nota superior à média regional de 49 por cento e da média global de 62 por cento, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no “Workshop Certificação de Aeroporto”, no Quénia, onde partilharam a experiência do país junto de peritos da Região.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.