O jornalista Samuel António, da Edições Novembro, conquistou, na categoria de Imprensa, do Prémio de Jornalismo 2021 no Moxico.
A Organização de Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ODCR) está a realizar em Moçâmedes (Namibe) o projecto "3 R" - Re-duzir, Reciclar e Reutilizar, visando educar os cidadãos sobre a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente.
A assistência médica e medicamentosa no Hospital Provincial de Cabinda melhorou significativamente, nos últimos dias, com a instalação, naquela unidade sanitária, de serviços de tomografia axial computorizado (TAC), Raio X de alta definição, sala de hemodiálise, de triagem, de síndrome respiratório e do sistema “Manchester”, disse, sábado, o vice-governador para o Sector Político e Social.
Miguel de Oliveira, que falava durante a sessão de abertura das quartas jornadas científicas do Hospital Provincial de Cabinda, que teve como lema "Promovendo acções de melhoria, para garantir a saúde e bem-estar da população”, acrescentou que os novos serviços na maior unidade sanitária da província, com capacidade para 120 camas, representam um grande avanço e motivo de satisfação, por "fazerem parte dos planos do Governo que visam a busca permanente de soluções para a melhoria da assistência médica à população".
”O avanço dado na maior unidade sanitária da província é uma clara demonstração do empenho do Governo que visa a busca permanente de soluções modernas atinentes à melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população, de acordo com os padrões internacionais”, sublinhou.
O vice-governador enalteceu a direcção do Hospital Provincial pela realização das quartas jornadas científicas, referindo que as mesmas revelam o cumprimento dos seis principais objectivos que caracterizam o funcionamento de uma unidade sanitária, nomeadamente a prevenção, promoção, tratamento, reabilitação, ensino e pesquisa.
"Organizar uma actividade dessa natureza é pensar no presente e no futuro dos técnicos, a fim de lidarem melhor com os pacientes e manusearem os equipamentos instalados na unidade sanitária de acordo com os padrões internacionais”, sublinhou Miguel de Oliveira, para quem, só com dedicação, profissionalismo e humanismo, aliados à actualização permanente dos conhecimentos, irá permitir que o Hospital Provincial continue a manter o prestígio que conquistou durante vários anos, fazendo com que a unidade sanitária tenha os seus alicerces baseados na ciência e na tecnologia.
O director-geral do Hospital Provincial, Pombalino Martins, destacou a importância das quartas jornadas científicas, salientando que as mesmas não só vão permitir um maior intercâmbio, como também possibilitar aos profissionais de Saúde maior capacidade de investigação científica e novos conhecimentos.
As jornadas científicas tiveram a duração de dois dias, durante os quais foram abordados temas ligados à humanização dos serviços de saúde, complicações agudas das diabetes, hipertensão arterial, dorsalgia e factores socioculturais que influenciam o seu surgimento.
Lesão renal aguda causada pela picada de abelha, morbi-mortalidade por malária em idades pediátricas e supervisão em enfermagem foram temas que também mereceram a atenção dos participantes, entre membros do Conselho de Direcção do Hospital Provincial, médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, terapeutas, docentes, estudantes do curso de medicina e pessoal administrativo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm camião cisterna com 35 mil litros de gasóleo com destino no município de Cacuaco, em Luanda, foi hoje apreendido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no bairro Tomboco Pequeno, comuna de Kinzau, província do Zaire.
A cidade petrolífera do Soyo, província do Zaire, acolhe, esta segunda-feira até terça-feira, o XIº Conselho Consultivo do Ministério de Energia e Água, que vai decorrer sob o lema “Água e Energia: crescimento económico e progresso social”, em acto presidido pelo titular da pasta, João Baptista Borges.
Um grupo de seis membros de uma mesma família foi detido por efectivos do Departamento de Ilícitos Penais (DIP) da Polícia Nacional, em Saurimo, província da Lunda-Sul, por ter sido apanhado a desenterrar um cadáver, no Cemitério 14.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.