Regiões

Hospital Geral da Lunda-Sul aumenta número de internados

Adão Diogo | Saurimo

Jornalista

O banco de urgência do Hospital Geral da Lunda-Sul, em Saurimo, registou, no final de semana, o internamento de 83 pacientes, 14 dos quais em estado grave, informou, ontem, o supervisor da instituição, Acorindo Mununga.

29/08/2022  Última atualização 08H50
Técnicos da Saúde continuam a sensibilizar os habitantes para procurarem os hospitais após os primeiros sintomas de doença © Fotografia por: Edições Novembro

Entre as ocorrências do final de semana, continuou, há ainda a destacar o registo de 22 casos de agressão física, assim como a morte de duas pessoas e vários feridos, num total ainda por se determinar, em consequência de 35 acidentes de viação.

A maioria dos pacientes assistidos, disse, foram nas especialidades de cirurgia com 36 casos, medicina interna 26 e ortopedia 17. "Alguns pacientes tiveram alta médica logo depois de se recuperarem satisfatoriamente após o tratamento”.

Um dos pacientes que acorreu ao hospital no final de semana é Salomé Eugénia Lunda, que, apesar da pronta intervenção dos médicos, ainda sente dores no braço, cintura e pescoço, devido a um acidente de viação.

"Ainda estou traumatizada, mas graças ao apoio da família tenho sabido enfrentar a tragédia”, disse, além de lamentar a perda da mercadoria que trazia para vender. "O acidente ocorreu a 15 quilómetros de Saurimo”, lembra.

A companheira de viagem, Elsa Abel, teve ferimentos na testa e perna direita. Sobre o acidente conta que a viatura onde estavam capotou, devido ao desprendimento de uma das rodas.

"Foi tudo rápido. Quando recuperei  a consciência, já estava a receber soro”.

Por sua vez, o supervisor em serviço no Hospital Municipal de Saurimo, Onésmio Tchivuma, disse que atenderam, no final de semana, 89 pacientes, diagnosticados com malária e 31 com doenças respiratórias agudas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões