Sociedade

Hospital Dom Alexandre do Nascimento é uma referência indiscutível no mundo

Flávia Massua

Jornalista

O vice-ministro da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) considerou o Complexo Hospitalar Cardiopulmonar, Cardeal Dom Alexandre do Nascimento uma referência indiscutível na região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e no mundo.

30/11/2023  Última atualização 10H05
Holenn Serge Emmanuel, vice-ministro da Saúde da República Democrática do Congo © Fotografia por: Raimundo Mbiya| Edições Novembro

 A frente de uma delegação da SADC que visitou, ontem, o hospital, Holenn Serge Emmanuel destacou o aparato tecnológico e a capacidade de resposta de atendimento de excelência aos pacientes.

A delegação da SADC foi composta por ministros, directores nacionais e outras entidades afectas ao sector.

Em exclusivo ao Jornal de Angola, o vice-ministro da RDC manifestou o interesse  de reforçar os laços de cooperação com Angola, no domínio da formação de quadros, nas áreas de " Cirurgias cardiopulmonares, Cuidados intensivos e Radiologia, no sentido de capacitar os recursos humanos e "fazer subir ainda mais o nível de qualidade do hospital e do país em geral”.

A possibilidade de evacuação de pacientes da RDC para Angola, tendo em conta a estrutura e as condições tecnológicas de primeiro mundo encontradas, foi igualmente mencionada.

Holenn Serge Emmanuel disse  que visitou muitos  hospitais com especificidades próprias a nível da região e  Angola não perde em nada diante de outras unidades similares da SADC e do mundo.

A jornada de campo bastante demorada culminou no Hospital Materno Infantil Dr Manuel Pedro Azaconte de Menezes, situado no distrito urbano de Camama, município de Talatona, uma unidade sanitária igualmente elogiada pela delegação visitante.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade