Sociedade

Hospital de campanha fica concluído amanhã

A montagem do Hospital de Campanha da Lunda-Norte fica concluída amanhã, sábado, depois da recepção, ontem, do último lote do material para o efeito, garantiu o director do Gabinete Provincial da Saúde.

21/08/2020  Última atualização 14H48
Benjamim Cândido| Edições Novembro

Gimi Nhunga falava à imprensa no Aeroporto de Kamaquenzo, onde viu chegar 15 toneladas de material, composto por três tendas extras, meios para balneário dos médicos e para a instalação da electricidade.

“Com este material, o Hospital de Campanha da Lunda-Norte fica totalmente concluído sábado. Estão assim criadas todas as condições para a entrada em funcionamento da unidade sanitária instalada nas imediações da Centralidade do Mussungue”, disse.
O hospital, referiu, vai contar com dois médicos especialistas em cuidados intensivos e um em medicina interna. Nesta altura, acrescentou, os técnicos de saúde participam numa acção formativa sobre a gestão de casos da Covid-19 e manuseio dos equipamentos instalados no Hospital de Campanha.

Com capacidade para 200 camas, a unidade sanitária conta 20 ventiladores, aparelhos de ar condicionado em todos leitos e sistema de energia eléctrica assegurado por dois grupos geradores de 330 KVA cada. “Esta semana começou a instalação do sistema de água”, garantiu.
O Hospital de Campanha da Lunda-Norte foi montado numa área de quatro mil metros quadrados, tendo sido montados até agora 24 naves, das 27 previstas. O director do Gabinete Provincial da Saúde disse ser “estável” a situação epidemiológica da Lunda-Norte, estando, nesse momento, três pessoas em quarentena domiciliar.

Cambulo

O Hospital Municipal do Cambulo criou recentemente uma sala, com seis camas, para o tratamento de possíveis casos da Covid-19. O director daquela unidade sanitária, Yannick Muimba, disse que a sala está equipada com quatro ventiladores. “Será uma sala-trânsito, antes dos doentes serem transferidos para o Hospital de Campanha da Lunda-Norte, em montagem na cidade do Dundo”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade