A primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
A Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande (HNM) vai apresentar, a partir de sexta-feira e durante três dias, na sala 1, no seu auditório, em Luanda, uma peça de teatro designada “O Maldito Negócio”.
O espectáculo narra os dois lados existentes no negócios, o positivo e o negativo, sobretudo o lado obscuro, de forma que, mais uma vez, através da arte, alertar a sociedade sobre várias questões. A peça conta com a direcção de Adelino Caracol e é levada à cena pelos actores David Enoque, José Galiano e Angel Agcruel.
O Horizonte Njinga Mbande tem vindo a apresentar projectos multidisciplinares que privilegiam uma abordagem contemporânea e uma pesquisa estética e temática do quotidiano angolano. Tem, igualmente, feito adaptações de obras literárias, para levar ao palco situações da cultura nacional.
O Horizonte Njinga Mbande é considerada a mais popular companhia de teatro angolana, fundado a 8 de Outubro de 1986 pelos actores Adelino Caracol e Ezequiel Issenguele. O colectivo de Artes Horizonte Njinga Mbande tem a sede e auditório na Escola Njinga Mbande.
O grupo tem como actividades principais o teatro, a dança, a música, o desenho e a pintura. Nunca interrompeu as suas actividades, destacando-se em vários eventos nacionais e internacionais, sobretudo no teatro, cujos espectáculos estão entre os mais procurados na capital angolana.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
O ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, procedeu, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira das obras de reabilitação da antiga Assembleia Nacional, que vai albergar o futuro Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, devendo ser inaugurado nos próximos dois anos.
O músico Bonga foi galardoado, quinta-feira, na Maison de la Radio et de la Musique, em Paris, França, ao vencer na categoria "Grande Prémio de World Music", nos "Grands Prix 2023", atribuídos pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM).
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.