Cultura

Horizonte aposta em comédia dramática

Manuel Albano

Jornalista

“Nzoji” é o título da comédia dramática que a companhia de artes Horizonte Njinga Mbande propõe para a apreciação do público, hoje, amanhã e domingo, às 17h00, no auditório do grupo, em Luanda.

18/06/2021  Última atualização 06H10
Adelino Caracol chama da sociedade às práticas erradas © Fotografia por: DR
A peça, conta a história de um homem de família, com dupla personalidade, que apesar dos vários transtornos é uma figura respeitada no bairro, por ser um dos vizinhos mais esbanjadores. Como um alerta para determinadas práticas, "Nzoji”, que em português significa "o sonho”, é uma peça feita a pensar em especial na conduta errada dos jovens, numa sociedade, como a angolana, em constante mudança.

O director do grupo, Adelino Caracol, disse que o espectáculo, embora seja uma comédia, lança um alerta sobre a gestão patrimonial, os gastos desnecessários e mudanças comportamentais de muitos indivíduos na actual sociedade moderna angolana.

"A personagem passa a gastar a fortuna sem medida, paga de tudo, enquanto os membros da família eram ignorados”, contou, acrescentando que este tipo de prática é muito comum hoje na sociedade angolana, e não só. "Há pessoas que apenas se aproximam de outras devido ao dinheiro destes. No final a história acaba por ter nuances mais complicadas. Por ser um assunto actual, que requer uma análise mais detalhada, o grupo decidiu encenar este espectáculo”.

O grupo, continuou, foi perspicaz ao trazer para o teatro um tema cujo teor tem sido muito debatido nos últimos meses no país. "Devemos usar as artes cénicas para analisar os fenómenos e os factos singulares que marcam um determinado período da História”, disse.

O Horizonte, explicou, tem apostado em projectos assentes na sustentabilidade e rentabilidade, por forma a melhorar as condições financeiras dos actores e do grupo, mesmo nesta fase de pandemia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura