Cultura

Horácio Dá Mesquita orienta Carina Capitine

O Atelier de Cerâmica Artesanal do Lado B promove, desde segunda-feira, uma residência artística, em colaboração com a Ners Foundation, sob a direcção artística do Mestre Horácio Dá Mesquita, que orienta os trabalhos da artista moçambicana Carina Capitine.

03/06/2023  Última atualização 08H10
Artista moçambicana troca experiência com colegas angolanos © Fotografia por: DR
Localizado no coração do Bairro Miramar, rua do Engenheiro Armindo de Andrade, nº 118 , o Atelier de Cerâmica Artesanal do Lado B, um espaço dedicado à expressão artística e à promoção da cerâmica artesanal, oferece à artista moçambicana um espaço inspirador para a criação e colaboração artística.

Durante o período da residência artística, dois meses, Carina Capitine terá a liberdade de explorar novas técnicas, experimentar materiais e colaborar com outros artistas presentes no atelier. O objectivo é promover a troca de conhecimento e o crescimento artístico num ambiente inspirador.

O Mestre Horácio Dá Mesquita, reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições à cerâmica artesanal, assume a direcção artística do atelier, transmitindo a sua experiência e conhecimento, fundamentais para orientar e apoiar a artista, oferecendo orientação e feedback especializado para o desenvolvimento dos seus projectos.

A artista moçambicana Carina Capitane acredita no poder da arte para dar voz às realidades das comunidades marginalizadas. Ela manifesta o carácter sáfico da sua arte no uso do corpo, natureza e sensualidade, para retratar a sua interacção com a energia feminina.

Através da combinação entre cerâmica artesanal, escrita e recortes audiovisuais, a artista encontra um veículo para a auto-reflexão e expressão, pois ela explora o uso da arte como ferramenta de comunicação para a mudança social. A artista trabalha com cerâmica, produz documentários, organiza eventos culturais e é curadora de exposições fotográficas.

A sua abordagem envolve o uso de argila vermelha como material principal para as suas modelagens. A escolha desse tipo de argila simboliza uma conexão com a terra, com a ancestralidade e com a força vital feminina.

O Atelier de Cerâmica Artesanal orgulha-se em receber Carina Capitine e reconhece a sua contribuição significativa para a cena artística contemporânea.

A residência artística com a artista moçambicana representa um passo importante em direcção à diversidade e à valorização da arte que aborda questões sociais relevantes.

O Atelier do Lado B é um novo espaço dedicado à cerâmica artesanal, aprendizado e personalização de peças e tem a disponibilidade para receber pessoas interessadas em aprender a arte da cerâmica. Localizado no coração do Bairro Miramar, o atelier oferece um ambiente acolhedor e inspirador para aqueles que desejam explorar e se envolver com a cerâmica artesanal.

Compartilhar conhecimentos e inspirar a criatividade é o lema do atelier, cujos responsáveis acreditam que a cerâmica é uma forma de expressão única, que permite que cada pessoa se conecte com a sua própria criatividade e explore as suas habilidades artísticas.

O espaço cultural está aberto para receber pessoas de todos os níveis de experiência para seminários especiais e personalizados, sob a direcção artística do Mestre Horácio Dá Mesquita e sua equipa, que estarão prontos para fornecer orientação personalizada, ensinando as técnicas e os fundamentos da cerâmica artesanal.

Esses seminários abrangem uma variedade de técnicas avançadas, como vidragem, modelagem avançada e criação de peças especiais. A participação nos seminários proporcionará uma experiência de aprendizado enriquecedor e a oportunidade de expandir as suas habilidades artísticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura