O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
O Atelier de Cerâmica Artesanal do Lado B promove, desde segunda-feira, uma residência artística, em colaboração com a Ners Foundation, sob a direcção artística do Mestre Horácio Dá Mesquita, que orienta os trabalhos da artista moçambicana Carina Capitine.
Durante o período da residência artística, dois meses, Carina Capitine terá a liberdade de explorar novas técnicas, experimentar materiais e colaborar com outros artistas presentes no atelier. O objectivo é promover a troca de conhecimento e o crescimento artístico num ambiente inspirador.
O Mestre Horácio Dá Mesquita, reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições à cerâmica artesanal, assume a direcção artística do atelier, transmitindo a sua experiência e conhecimento, fundamentais para orientar e apoiar a artista, oferecendo orientação e feedback especializado para o desenvolvimento dos seus projectos.
A artista moçambicana Carina Capitane acredita no poder da arte para dar voz às realidades das comunidades marginalizadas. Ela manifesta o carácter sáfico da sua arte no uso do corpo, natureza e sensualidade, para retratar a sua interacção com a energia feminina.
Através da combinação entre cerâmica artesanal, escrita e recortes audiovisuais, a artista encontra um veículo para a auto-reflexão e expressão, pois ela explora o uso da arte como ferramenta de comunicação para a mudança social. A artista trabalha com cerâmica, produz documentários, organiza eventos culturais e é curadora de exposições fotográficas.
A sua abordagem envolve o uso de argila vermelha como material principal para as suas modelagens. A escolha desse tipo de argila simboliza uma conexão com a terra, com a ancestralidade e com a força vital feminina.
O Atelier de Cerâmica Artesanal orgulha-se em receber Carina Capitine e reconhece a sua contribuição significativa para a cena artística contemporânea.
A residência artística com a artista moçambicana representa um passo importante em direcção à diversidade e à valorização da arte que aborda questões sociais relevantes.
O Atelier do Lado B é um novo espaço dedicado à cerâmica artesanal, aprendizado e personalização de peças e tem a disponibilidade para receber pessoas interessadas em aprender a arte da cerâmica. Localizado no coração do Bairro Miramar, o atelier oferece um ambiente acolhedor e inspirador para aqueles que desejam explorar e se envolver com a cerâmica artesanal.
Compartilhar conhecimentos e inspirar a criatividade é o lema do atelier, cujos responsáveis acreditam que a cerâmica é uma forma de expressão única, que permite que cada pessoa se conecte com a sua própria criatividade e explore as suas habilidades artísticas.
O espaço cultural está aberto para receber pessoas de todos os níveis de experiência para seminários especiais e personalizados, sob a direcção artística do Mestre Horácio Dá Mesquita e sua equipa, que estarão prontos para fornecer orientação personalizada, ensinando as técnicas e os fundamentos da cerâmica artesanal.
Esses seminários abrangem uma variedade de técnicas avançadas, como vidragem, modelagem avançada e criação de peças especiais. A participação nos seminários proporcionará uma experiência de aprendizado enriquecedor e a oportunidade de expandir as suas habilidades artísticas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo das Editoras de Angola (GEA) realizará, no próximo dia 23 de Outubro, na sede da União dos Escritores Angolanos, a 1.ª edição da conferência sobre editoras, livreiros, distribuidores e gráficas.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).