Cultura

Horácio Dá Mesquita expõe obras na Itália

Analtino Santos

Jornalista

Uma exposição itinerante com obras do artista Horácio Dá Mesquita, que passará por em Milão, Roma, Bolonha e Veneza, até o próximo dia 30, será inaugurada amanhã, na Casa de Angola na Itália, para a comemoração do 46º aniversário da Independência Nacional, que se assinala no mesmo dia

10/11/2021  Última atualização 09H55
Criações do artista plástico são apresentadas na Itália © Fotografia por: Miqueias Machangongo | Edições Novembro| São Tomé
Do artista será apresentado um conjunto de trabalhos que reflecte o seu amor por Angola e suas gentes, numa curadoria de Matias Mesquita, responsável da Casa de Angola na Itália, com sede em Florença.

Os parceiros angolanos para este evento são o Museu e Instituto Fiorentini de Pré-história e na cerimónia da abertura da exposição está garantida a presença da comunidade angolana residente naquele país europeu.

Prémio Nacional de Cultura e Artes 2017, na modalidade de artes plásticas, Horácio Dá Mesquita é um pesquisador e defensor da cultura angolana e  artista de mil ofícios, pois tem impressões na música, dança, artes plásticas com incursões na filatelia (selos), notafilia (notas), numismática (moedas), olaria e muito mais.

Actualmente a residir em Portugal tem colaborado com vários artistas nacionais e estrangeiros. Em Portugal tem uma forte colaboração com Os Jovens do Hungo. Membro da direcção dos Novatos da Ilha, onde também toca concertina, é, igualmente, colaborador do agrupamento Os Kiezos.

A Casa de Angola em Itália tem sede em Florença e tem promovido a cultura nacional desde 2007 com uma forte aposta na diplomacia cultural, com Matias Mesquita como principal dinamizador. Com as Associações Njinga Mbande e da Kizomba Romana desenvolvem com a  Ginga Conventio (GC), uma série de iniciativas concernentes ao estudo, preservação e difusão da cultura e das mais diversas expressões culturais angolanas, africanas e contemporâneos em geral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura