Desporto

Hóquei em patins: Angola e Argentina abrem hoje o Torneio das Nações

Silva Cacuti

Jornalista

A Selecção Nacional de hóquei em patins estreia-se, hoje, às 14h, na 69ª edição da Taça das Nações de Montreux, Suíça, diante da Argentina, campeã mundial, partida que marca a abertura do Grupo preliminar A. O torneio disputa-se de 27 a 31 do corrente mês.

27/03/2024  Última atualização 08H50
Combinado angolano às ordens de Alberto Domingos “Jó” tem teste difícil © Fotografia por: DR

A abordagem ao desafio, por parte do único conjunto africano, inscrito no também conhecido "Torneio da Páscoa”, deve ser de jogo pelo jogo, apesar de o adversário ser campeão mundial. Alberto Domingos "Jó”, seleccionador nacional, deve incutir aos pupilos que nada têm a perder. Aliás, na abordagem ao jogo, o treinador descreveu a condição da equipa sem indicadores de inferioridade.

"Sabemos que vamos jogar com uma das melhores selecções do mundo, mas trabalhámos e também estamos preparados técnica e tacticamente para o jogo”, disse. Francisco Veludo, André Centeno, Adilson Diogo, Fábio Faria e Josemar Tavares "Zidane” podem entrar, de início, para o lado angolano. O treinador tem como segunda opção Erivaldo Domingos, Francisco Eduardo, Rafael Lourenço, Wilson Castro, Bruno Santos e Afonso Sousa.

A Argentina inscreveu na competição as melhores unidades de que dispõe, maioritariamente campeões mundiais em 2022, quando acolheu o Campeonato do Mundo. Lucas Ordonez, Gozalo Romero, Reinaldo Garcia, Lucas Martinez (antigo jogador do Petro de Luanda) e o guarda-redes Constantino Acevedo, são alguns dos principais activos.

Os argentinos sabem que Angola é talhada para fazer surpresas diante dos grandes. A última participação angolana no torneio, em 2019, ficou marcada pela vitória, 4-3, sobre a Espanha, na ronda inaugural.

O outro jogo da série envolve as equipas do HC Montreux e da Itália. Para o Grupo B, defrontam-se Espanha-França e Portugal-Suíça.

A organização da prova decidiu homenagear o antigo presidente do Comité Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranche, com a atribuição do nome ao Grupo A da prova e, noutra homenagem, atribuiu ao Grupo B o nome de António Livramento, ícone do hóquei em patins português.

Portugal é o detentor do troféu do torneio, enquanto Angola foi sexta classificada na última edição disputada em 2019. A Taça das Nações é o segundo evento mais importante da patinagem mundial e disputa-se, regra-geral, em anos de mundiais. A 46ª edição do Campeonato do Mundo, do presente ano, disputa-se em Novara, Itália.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto