O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, perdeu, nesta quarta-feira, um processo promovido pela jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, que foi alvo de comentários de cunho sexual proferidas por Jair Bolsonaro.
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se hoje optimista relativamente à possibilidade de serem abertos corredores humanitários que permitam a exportação dos cereais da Ucrânia, fundamentais para debelar a crise alimentar que se alastra.
Pelo menos 48 pessoas foram mortas em ataques realizados por homens armados em três aldeias do Estado de Zamfara, no Noroeste da Nigéria, revelou, este domingo, à France-Press um responsável local e um habitante.
"No total, 48 pessoas foram mortas pelos bandidos nas três aldeias (Damri, Sabon Garin e Kalahe), atacadas na sexta-feira à tarde”, disse o funcionário administrativo do distrito de Ba-kura, Aminu Suleiman, confirmando um testemunho de um residente.
Segundo Suleiman , a aldeia de Damri foi a mais atingida, onde os homens armados mataram 32 pessoas, incluindo dois polícias. "Atacaram um hospital em Damri, onde dispararam sobre os doentes que recebiam tratamento e queimaram um veículo da Polícia, matando dois agentes”, acrescentou.
"Graças à intervenção do Exército”, prosseguiu, "que mais tarde foi destacado para a zona, que conseguiu obrigar os atacantes a fugirem”.
Abubakar Maigoro, um residente de Damri, fez a mesma avaliação: "Enterrámos 48 pessoas mortas nos ataques”, disse à France Press, acrescentando que, "a chegada dos soldados forçou os bandidos a recuar, deixando para trás o gado e os alimentos que estavam a saquear”.
A Polícia, que não confirmou a violência, não respondeu ao questionamento da France Press.
Apesar das operações militares e amnistias concedidas pelas autoridades, os ataques estão a aumentar nas regiões Noroeste e Central do país, o mais populoso de África.
Só nos últimos dois meses, grupos armados atacaram um comboio na capital Abuja, raptaram dezenas de passageiros. Na mesma região mataram mais de 100 aldeões e massacraram uma dúzia de membros de Grupos de Autodefesa.
No início do ano, mais de 200 aldeões foram mortos no Estado de Zamfara.
Segundo a organização não governamental (ONG) Acled, "os terroristas mataram mais de dois mil civis em 2021, um aumento de 250% em relação a 2020.
O Presidente do país Muhammadu Buhari, um antigo general do Exército, está a terminar o segundo mandato debaixo de fortes críticas pela sua aparente incapacidade em conter a violência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Saúde de Cabo Verde recomendou hoje a toma da quarta dose de vacina contra a covid-19, principalmente às pessoas com mais de 60 anos e com doenças crónicas, após o aumento de casos no país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos sobre o aborto "um retrocesso", alegando que as mulheres devem ter o direito de escolher sobre o seu corpo e a sua saúde.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A Sociedade Mineira de Catoca, situada na província da Lunda-Sul, registou no ano passado, uma facturação no valor de 757 milhões de dólares e obteve um lucro líquido de 270 milhões de dólares, o maior registado ao longo dos 27 anos de história da empresa.
Na mensagem, o Presidente da República, João Lourenço, ressaltou: "temos sabido projectar, pela acção de cada um dos nossos países e dos seus respectivos povos, um presente e um futuro de cooperação multidisciplinar que se vem revelando profícuo e promissor, nas diferentes áreas da vida económica, social e política das nossas Nações".