Cultura

Homenagens e reconhecimentos marcam concerto de 25 anos da Banda Movimento

Analtino Santos

Jornalista

O músico Chico Madne, director da Banda Movimento, o grupo carnavalesco União Recreativo do Kilamba e a Rádio Nacional de Angola foram alvos de homenagem no concerto realizado domingo, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda.

01/04/2024  Última atualização 10H20
Estévão Costa no momento de entrega do certificado de mérito a Chico Madne © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

Os cantores Yuri da Cunha, António Paulino, Dom Caetano, Augusto Chacayá, Robertinho, Fiel Didi, Clara Monteiro, Moniz de Almeida, Suzanito e Solange Candinho fizeram parte do elenco musical. Iniciado às 11h00, mais uma vez o público aderiu em massa para apreciar uma festa da música angolana, na tribuna que tem como missão promover os estilos de matriz angolana.

Um dos momentos a realçar durante a primeira parte do concerto comemorativo do Muzonguê da Tradição Especial 25 anos da Banda Movimento foi a presença de Varela, escolhido para interpretar Day Doy, artista que colaborou com a formação musical afecta à Rádio Nacional de Angola.

O concerto arrancou com a Banda Movimento a apresentar alguns temas do seu repertório. Clara Monteiro, Robertinho e Cristo foram os primeiros artistas a pisarem o palco e desfilaram temas que reflectem a cumplicidade com a formação musical.

Dom Caetano, membro fundador da Banda Movimento,, Solange Candinho, António Paulino, Moniz de Almeida e Yuri da Cunha, com Ary como convidada, estiveram no alinhamento seguinte. O concerto de ontem foi enquadrado nas festividades dos 25 anos da Banda Movimento.

Momentos das Homenagens

O momento mais significativo aconteceu quando Estévão Costa, gestor do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, entregou um diploma de mérito a Chico Madne, director da Banda Movimento.

   De homenagem não foi tudo, sendo que o grupo Recreativo Kilamba, vencedor da última edição do Carnaval de Luanda, também viu o seu feito reconhecido.

A Rádio Nacional de Angola, instituição pública que integra o grupo musical, foi contemplada com outro diploma de mérito.

Varela revive sucessos de Day Doy

Varela foi chamado ao palco quando o autor da música, Kintino, cantava "Tá amarrado" sucesso na voz de Day Doy. Depois "Bu Sungue" e "Eugia ki henda" temas do disco "Avô Tetê", com o acompanhamento da Banda Movimento, foram interpretados por Varela.

"Este artista foi vizinho e amigo de Day Doy no Golfe, que ainda vivo deu luz verde para interpretar os temas dele, todos estão no disco que foi lançado a título póstumo" realçou Manuel Quizembo, jornalista e um habitué no Muzonguê da Tradição.

A Banda Movimento é das mais versáteis no acompanhamento e execução da música angolana. A banda foi fundada a 2 de Março de 1999 pelo Movimento Nacional Espontâneo e, em 2002, o conjunto passou a integrar a Rádio Nacional de Angola. Dos principais temas da formação destacam-se "Pelenguenha”, "N’gunlungo”, "Ta Stalar”, "Josefa”, "Ta amarrado em Nome do Senhor” e outros.

O Centro Cultural e Recreativo Kilamba foi inaugurado no dia 20 de Dezembro de 2001, carregando a mística do antigo salão Maria Escrequenha, que depois da Independência Nacional passou a Rebita Dr. António Agostinho Neto. Desde Fevereiro de 2007, deu início ao projecto Muzonguê da Tradição, que promove os grandes artistas da música popular e urbana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura