Sociedade

Homem detido por suspeita

Um indivíduo, de 39 anos, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, por supostamente ter agredido sexualmente a filha, uma menor de sete anos, que sofre de problemas mentais.

18/03/2023  Última atualização 08H10
© Fotografia por: DR

O porta-voz do SIC-Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, explicou que o indivíduo foi detido, no dia 13 deste mês, mediante denúncia da parte de familiares. A criança era abusada sexualmente desde os seus três anos. O progenitor aproveitava-se do facto da esposa e mãe da menor se ausentar de casa para ir trabalhar.

Os exames laboratoriais submetidos à criança, segundo o porta-voz do SIC-Luanda, confirmaram a desonra, enquanto o suspeito foi já apresentado ao Ministério Público.

Fernando de Carvalho encorajou as famílias a não esconderem casos do género, que acontecem no meio da família, numa altura em que o SIC tem recebido muitos casos de violação sexual.

O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, que condenou o referido acto, considerou se tratar de uma situação reprovável, uma vez que o pai deveria ser o protector da menor.

Disse esperar que a partir desse caso  outros pais e membros de  famílias tenham consciência de que devem evitar situações de violação dos direitos da criança.

Paulo Kalesi sublinhou que o facto de a criança padecer de necessidades especiais pode aumentar o seu sofrimento e obter outros traumas, retardando, assim, o desenvolvimento mental.

O director-geral acentuou que o INAC vai continuar a acompanhar o caso até ao desfecho em tribunal. Para já, aproveitou para lançar um repto à imprensa para ajudar as famílias na denúncia desses acontecimentos, o que contribui na detenção dos seus autores.

André da Costa e Carla Bumba |

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade