A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
Um indivíduo, de 39 anos, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, por supostamente ter agredido sexualmente a filha, uma menor de sete anos, que sofre de problemas mentais.
O porta-voz do SIC-Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, explicou que o indivíduo foi detido, no dia 13 deste mês, mediante denúncia da parte de familiares. A criança era abusada sexualmente desde os seus três anos. O progenitor aproveitava-se do facto da esposa e mãe da menor se ausentar de casa para ir trabalhar.
Os exames laboratoriais submetidos à criança, segundo o porta-voz do SIC-Luanda, confirmaram a desonra, enquanto o suspeito foi já apresentado ao Ministério Público.
Fernando de Carvalho encorajou as famílias a não esconderem casos do género, que acontecem no meio da família, numa altura em que o SIC tem recebido muitos casos de violação sexual.
O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, que condenou o referido acto, considerou se tratar de uma situação reprovável, uma vez que o pai deveria ser o protector da menor.
Disse esperar que a partir desse caso outros pais e membros de famílias tenham consciência de que devem evitar situações de violação dos direitos da criança.
Paulo Kalesi sublinhou que o facto de a criança padecer de necessidades especiais pode aumentar o seu sofrimento e obter outros traumas, retardando, assim, o desenvolvimento mental.
O
director-geral acentuou que o INAC vai continuar a acompanhar o caso até ao
desfecho em tribunal. Para já, aproveitou para lançar um repto à imprensa para
ajudar as famílias na denúncia desses acontecimentos, o que contribui na
detenção dos seus autores.
André da Costa e Carla Bumba |
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
As mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A equipa do Petro de Luanda perdeu ontem, no Pavilhão Arena de Kigali, frente a similar do Stade de Malien do Mali, por 65-73, em partida para as classificativas do terceiro e quarto lugares, falhando deste modo, o pódio. Ao intervalo maior, os petrolíferos da capital perdiam já por dois pontos de diferença (34-36).