Cultura

Historiador Venceslau Kasese destaca a conservação da cultura

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

“O contributo dos estudantes na conservação e valorização da cultura angolana” foi o tema de uma palestra do historiador Venceslau Kasese, realizada pela Direcção da Cultura do Huambo, para estudantes de diferentes instituições de ensino do II ciclo, no quadro da comemoração do Dia da Cultura Nacional, comemorado a 8 deste mês.

16/01/2023  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR

Durante a palestra, o historiador Venceslau Kasese aconselhou aos jovens estudantes no sentido de aprimorar e se expressarem nas suas línguas nacionais por ser a base da valorização da cultura de um povo.

O palestrante lembrou o facto de muitas pessoas sentirem vergonha de se pronunciar em público nos seus idiomas, o que revela um grande erro, pois como justificou é necessário revelar a identidade cultural através da língua.

"O estudante deve saber aquilo que faz parte da sua ancestralidade e que a linguagem é um elemento essencial que nos torna diferentes de outros povos, é uma riqueza que mostra o nível de organização de uma sociedade e uma das valências que identifica uma determinada comunidade”, referiu.

O historiador considerou que um bom cidadão intelectual, tem um dever moral, ética e social de aprender um pouco da sua língua nacional, porque, uma pessoa ao falar uma língua africana, pode ser imediatamente identificada a sua origem, pela força da cultura.

Ao falar sobre a Cultura Nacional, Venceslau Kasese considerou a mesma como a matriz da identidade cultural dos angolanos e um elemento essencial, uma vez que tudo aquilo que a pessoa faz desde o nascer até à morte. "Desde o raiar até ao pôr-do-Sol, tudo o que o homem faz, olhando pela mudança e adaptação do meio em que habita e transforma ao seu favor ou desfavor representa esse valor”, disse.

A preservação dos costumes, disse, passa pela responsabilidade e tomada de consciência de cada pessoa e que os estudantes têm o papel de perpetuar a cultura angolana para que as futuras gerações beneficiem da riqueza que esta carrega.

O orador apelou aos estudantes que se apaixonam pela investigação científica, do mesmo jeito devem buscar conhecimentos na área cultural, usando métodos de pesquisas, para se descobrir novas áreas do saber e contribuir na preservação desta.

"Conservar a cultura angolana é também tarefa da camada estudantil, porque precisam de escrever bastante sobre as suas tradições e divulgar fortemente tudo de positivo que ela tem”, acrescentou Venceslau Kasese.

Por seu turno, o estudante António Virgílio disse que tomou conhecimento, através da palestra do historiador, de vários elementos ligados à cultura de Angola. Por essa razão, prometeu procurar aprender junto dos mais velhos  os hábitos e costumes dos povos, bem como conhecer mais as línguas nacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura