O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
“O contributo dos estudantes na conservação e valorização da cultura angolana” foi o tema de uma palestra do historiador Venceslau Kasese, realizada pela Direcção da Cultura do Huambo, para estudantes de diferentes instituições de ensino do II ciclo, no quadro da comemoração do Dia da Cultura Nacional, comemorado a 8 deste mês.
Durante a palestra, o historiador Venceslau Kasese aconselhou aos jovens estudantes no sentido de aprimorar e se expressarem nas suas línguas nacionais por ser a base da valorização da cultura de um povo.
O palestrante lembrou o facto de muitas pessoas sentirem vergonha de se pronunciar em público nos seus idiomas, o que revela um grande erro, pois como justificou é necessário revelar a identidade cultural através da língua.
"O estudante deve saber aquilo que faz parte da sua ancestralidade e que a linguagem é um elemento essencial que nos torna diferentes de outros povos, é uma riqueza que mostra o nível de organização de uma sociedade e uma das valências que identifica uma determinada comunidade”, referiu.
O historiador considerou que um bom cidadão intelectual, tem um dever moral, ética e social de aprender um pouco da sua língua nacional, porque, uma pessoa ao falar uma língua africana, pode ser imediatamente identificada a sua origem, pela força da cultura.
Ao falar sobre a Cultura Nacional, Venceslau Kasese considerou a mesma como a matriz da identidade cultural dos angolanos e um elemento essencial, uma vez que tudo aquilo que a pessoa faz desde o nascer até à morte. "Desde o raiar até ao pôr-do-Sol, tudo o que o homem faz, olhando pela mudança e adaptação do meio em que habita e transforma ao seu favor ou desfavor representa esse valor”, disse.
A preservação dos costumes, disse, passa pela responsabilidade e tomada de consciência de cada pessoa e que os estudantes têm o papel de perpetuar a cultura angolana para que as futuras gerações beneficiem da riqueza que esta carrega.
O orador apelou aos estudantes que se apaixonam pela investigação científica, do mesmo jeito devem buscar conhecimentos na área cultural, usando métodos de pesquisas, para se descobrir novas áreas do saber e contribuir na preservação desta.
"Conservar a cultura angolana é também tarefa da camada estudantil, porque precisam de escrever bastante sobre as suas tradições e divulgar fortemente tudo de positivo que ela tem”, acrescentou Venceslau Kasese.
Por seu turno, o estudante António Virgílio disse que tomou conhecimento, através da palestra do historiador, de vários elementos ligados à cultura de Angola. Por essa razão, prometeu procurar aprender junto dos mais velhos os hábitos e costumes dos povos, bem como conhecer mais as línguas nacionais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.