Cultura

Historiador brasileiro lança livro

O historiador brasileiro Washington Nascimento lança hoje, às 10h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto e às 16h00, na Universidade Metodista de Angola, o livro “Jogo nas Sombras”.

15/06/2022  Última atualização 18H14
Memorial Dr. António Agostinho Neto © Fotografia por: DR

Durante a cerimónia de lançamento de "Jogo das Sombras”, Washington Nascimento procederá, igualmente, a venda das obras literárias "Luanda & Bahia”,  "Antônia Onça e o Mestre em Amansar brancos” e "Manana, uma versão crítica do romance de  Uanhenga Xitu”.

"Jogo nas Sombras:- realidades misturadas, estratégias de subjetivação e luta anticolonial em Angola (1901 – 1961)” é um grande esforço de síntese em torno de temas da história social e política de Angola na primeira metade do século XX, desde a ocupação portuguesa do seu território até os diferentes processos de lutas e resistências que vão dos trabalhadores do gado da região da Huíla e Moçâmedes aos músicos de Luanda.

Apresentando um leque variado de fontes e abordagens que se espera que possam permitir um conhecimento mais profundo sobre a história de um país, no qual, parafraseando Christine Messiant, "até o passado é imprevisível”. 

Segundo a historiadora Maria da Conceição Neto "este livro é uma inspiradora colecção de textos, levando o leitor a passar de um universo social a outro, de uma região de Angola a outra, de um personagem a outro. Os sucessivos capítulos levam-nos a temas tão diversos como a música popular urbana de Luanda nos meados do século XX ou os primórdios da colonização europeia no sul de Angola no século XIX”.

Washington Nascimento é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Mestre em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2008).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura