O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
A academia Angolana de Letras realizou, quinta-feira, a terceira conferência do ciclo do mês de Março, da série “Conversas da Academia à Quinta-feira”, que teve como conferencista o historiador e crítico de arte Adriano Mixinge.
Sob moderação do escritor Lopito Feijó, o conferencista dissertou sobre "As artes visuais e a literatura Angolana moderna: o caso da máscara na Trilogia de Camaxilo de Castro Soromenho e em Mwana Puó de Pepetela”, na presença de académicos e investigadores de Angola, Bélgica, Brasil e Portugal.
Adriano Mixinge destacou que as artes plásticas (pintura, escultura, desenho, arquitectura e artesanato) e a literatura estão intimamente relacionados e transmitem entre si elementos distintivos que identificam Angola.
O crítico de arte realçou que a relação entre o texto literário e a obra plástica é anterior à literatura, ou seja, as artes visuais têm um roteiro muito particular e uma e outra disciplina revezam-se na visibilidade social, por estarem mais ou menos em diálogo permanente com os momentos vigentes na sociedade.
A literatura angolana, lembrou, responde a uma sim biose entre artes, salvaguardando o imenso património das línguas e culturas africanas, sem perder de vista a relação entre o nosso passado e o mundo contemporâneo. Dai reconhecer que "a angolanidade, enquanto conjunto de camadas que se complementam é, na verdade, um mito no sentido em que se constrói todos os dias”.
Adriano Muxinge falou do romance Mwana Puó, escrito em 1969 e publicado pela primeira vez em 1978. Na ocasião destacou a simbologia da máscara do grupo cokwe, que permitiu ao escritor descrever um cenário que relaciona o texto narrativo à arte visual.
Comentando sobre a Trilogia de Camaxilo, de Castro Soromenho (que para uns seria literatura angolana, sendo para outros literatura colonial: "Essa questão de nacionalidade do escritor chega a desvalorizar a cronologia da historia literária. Afinal, a narrativa indica elementos relacionados com a pertença, proximidade ou distanciamento do autor em relação à cultura”.
Ao terminar, o historiador considerou Castro Soromenho protonacionalista, enquanto Pepetela é nacionalista.
A próxima "Conversa da Academia à Quinta -feira” está agendada para o dia 23 de Março, a partir das 19h00. Sob moderação do escritor Lopito Feijó, o historiador João Ngola Trindade falará sobre a "Problemática da literatura colonial em Angola”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), enquanto órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) vai apresentar, no próximo dia 21 do mês em curso, no Auditório do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), em Luanda, o projecto, "Parceiros contra a Pirataria".
Morreu, esta quinta-feira, o actor Avelino Viegas, que deu vida a um dos personagens mais popular do teatro angolano "Kamba Mbinji", na peça o Feiticeiro e o Inteligente", vítima de doença prolongada, confirmou o JA Online.
Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
Jornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.