Regiões

Hidroeléctrica do Luachimo já fornece energia ao Dundo

A cidade do Dundo, incluindo os três distritos urbanos localizados no município de Chitato, província da Lunda-Norte, já beneficia de energia produzida por dois dos quatro grupos geradores (3 e 4) da Central de Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo.

11/02/2023  Última atualização 09H51
Grau de execução dos trabalhos da obra foi avaliado pelo ministro da Energia e Águas © Fotografia por: DR

O dado foi tornado público, ontem, no Dundo, pelo director do projecto das obras de reabilitação e aumento de potência da Hidroeléctrica do Luachimo, Joaquim Garcia, à margem da visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que visou avaliar o grau de execução dos trabalhos. Joaquim Garcia assegurou que cada turbina está a produzir 8,5 megawatts de energia, direccionados à capital da Lunda-Norte. 

Deu a conhecer que, até à conclusão das obras, a Hidroeléctrica do Luachimo, que vai passar de 8,4 megawatts para 34, além do Chitato, fornecerá, também, energia eléctrica  ao município de Cambulo, beneficiando, ao todo, cerca de 10.600 famílias. De acordo com Joaquim Garcia, os outros dois grupos geradores, com capacidade para produzir 8,5 megawatts cada, já foram montados, estando  em  curso  alguns  acertos técnicos, prevendo-se o seu pleno funcionamento no  terceiro trimestre do corrente ano.

 

Outras obras 

Joaquim Garcia, que é também o representante do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK) no Luachimo, garantiu, que além das obras da central, que rondam os 97 por cento de execução, em termos globais, as componentes do projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo estão concluídas. 

Afirmou que a subestação, incluindo as ligações eléctricas das salas de comando para os transformadores, está concluída.

  Parque fotovoltaico em funcionamento no próximo ano 

O parque fotovoltaico em construção na sede municipal do Lucapa, província da Lunda-Norte, entra em funcionamento no primeiro trimestre do próximo ano, com o fornecimento de energia a mais de dez mil habitantes.

A informação foi prestada, quinta-feira, pelo ministro da Energia e Águas, João  Baptista Borges, que assegurou que a execução física das obras, iniciadas em meados do ano passado, está dentro dos prazos previstos pelo Executivo.   

Em declarações à imprensa, no final da visita de trabalho de dois dias à Lunda-Norte, para avaliar o sector que dirige, o governante explicou que o parque solar, com capacidade de cerca de 7.192 megawatts, visa reduzir o consumo de combustíveis fósseis. 

 As obras do parque de energia solar, no bairro Txizaínga II, contemplam 44 mil painéis solares, que vão beneficiar 138 mil habitantes, ao passo que a nova ETA vai permitir a instalação de mais de 15 mil ligações domiciliares.

Segundo o ministro João Baptista Borges, os dois projectos, orçados em 200 milhões de dólares, serão concluídos em um ano e meio.

Destacou, igualmente, outros projectos de interligação da Região Leste a serem executados ainda este ano, na linha Malanje/Xá- Muteba/Saurimo/Dundo/Camanongue, este último na província do Moxico, com capacidade para cerca de um gigawatt de energia.

Os projectos, com custos que rondam cerca de mil milhões de kwanzas, referiu, visam impulsionar o crescimento da região.

João Baptista Borges manifestou-se preocupado com o estado operacional dos sistemas de distribuição nas duas centrais termo-eléctricas de Nhama e Txicumina, em Saurimo, com um total de 36 megawatts, por carecerem de manutenção pontual.

Lucapa, segundo o ministro, é uma localidade em expansão, com uma actividade   económica significativa, onde o Governo está a investir em energia "barata e acessível”. 

Segundo João Baptista Borges, na sede municipal do Lucapa existe "comércio não regulado de energia”, praticado por particulares, cuja actividade a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) vai assumir, com a definição de preços. 

Sexta-feira, no final da visita, o ministro avaliou as obras de ampliação da rede de distribuição de água à cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte, prevendo-se beneficiar quinze mil famílias.  

O ministro da Energia e Áuas, João Baptista Borges, deslocou-se, ainda, à vila mineira do NZagi, município de Cambulo, onde constatou o estado do sistema de captação de água do Satxicuco, que está inoperante há mais de dez anos. 

 

Armando Sapalo e Kamuanga Júlia | Saurimo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões