Mundo

Hichilema garante combate à corrupção

O novo Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, prometeu, sexta-feira à tarde, fortalecer os esforços e mostrar tolerância zero para a corrupção, no primeiro discurso no Parlamento.

12/09/2021  Última atualização 09H57
Hakainde Hichilema discursou na Assembleia Nacional © Fotografia por: DR
Segundo a Efe, Hichilema, eleito no mês passado com uma vitória esmagadora, disse que o Governo elaboraria um mecanismo para recuperar bens do Estado supostamente roubados durante o regime anterior.


Ao chegar à Assembleia Nacional, Hichilema recebeu uma saudação de 21 tiros e inspeccionou a guarda de honra antes de entrar de mãos dadas com a esposa.

"Temos uma política de tolerância zero contra a corrupção em todas as suas formas”, disse Hichilema, falando com uma máscara médica e luvas brancas perante os legisladores. "Não haverá vacas sagradas nesta luta”, acrescentou.

Hichilema prometeu fortalecer as agências de investigação e criar tribunais especiais para casos de corrupção. Também delineou um plano de recuperação económica para consertar os impactos de empréstimos insustentáveis e má gestão que fizeram com que a Zâmbia, rica em cobre, não tivesse pago a dívida no ano passado.


O aumento do custo de vida, o desemprego e as dificuldades diárias impulsionaram a popularidade de Hichilema, principalmente entre os eleitores mais jovens. Desse modo derrotou o rival de longa data, Edgar Lungu, por quase um milhão de votos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo