O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
Heróide abre, amanhã, o ano de 2023 com o concerto acústico “O Poder da Interpretação”, que apresenta a partir das 20h00, no Miami Beach, na Ilha do Cabo, com um reportório com temas próprios e outros que marcam o seu percurso artístico.
Em declarações, quarta-feira, ao Jornal de Angola, a cantora revelou alguns temas do reportório da sua autoria e que poderão constar no seu primeiro projecto discográfico, como: "Semba”, "Fátima”, "Kuita”, "Muloge (numa nova roupagem)”, "Likolo” e como tem sido a sua marca interpretará várias músicas nacionais. "O meu grande objectivo é trazer aquilo que foi feito no passado”, justificou.
Nesta segunda edição do "Poder da Interpretação”, Heróide traz como novidade para o show uma musica sul africana, dedicada à Deus que também estará no seu álbum. A cantora disse que terá o suporte instrumental da Banda Kwimbila, constituída por jovens instrumentistas. Quanto ao momento que está a viver realçou que "estou expectante para o novo ano e os desafios que tenho pela frente. Espero que seja um ano de colheita, depois de 2022 ter plantado muito agora espero uma colheita em abundância”.
A primeira edição do "Poder da Interpretação” aconteceu em Julho do ano passado, no Mercado Verde do Benfica. O reportório incluiu temas do Ngola Ritmos e Belita Palma. A jovem artista tem conquistado a cena musical com interpretações de clássicos da música nacional. "Tenho como maior desejo ser uma referência da música angolana no mundo e dedicar o resto da minha vida para este fim usando as raízes nacionais e levar o nome de Angola para todo o canto e mostrar ao mundo as nossas línguas e culturas é a minha maior tarefa”.
Em Maio do ano passado, foi destaque na abertura da temporada do Show do Mês em "Ré-clássicos”, na Casa das Artes do Talatona, depois voltou a pisar o mesmo palco no "Kufikissa”. Foi uma das convidadas para cantar com Filipe Mukenga, no Festival da Canção da LAC e fechou o Concerto de Consagração do FENACULT, no Memorial Dr. António Agostinho Neto. Ainda no ano passado lançou o afrohouse "Ulika”, single promocional, cantada em umbundu e vai de encontro com a tradução única. Em 2021, Heróide esteve seis meses na Expo 2020 Dubai, como artista residente do Pavilhão de Angola.
Heróide dos Prazeres muito cedo entrou no mundo das artes pela dança, na companhia "Corpo de Dança” e em 2011, participou no concurso de "Caça Talentos Bounce”. Ainda como dançarina, integrou o grupo Fusão D. A música entrou depois e em 2015, participa no "Estrelas ao Palco”, conquistando o primeiro lugar.
Outro marco na carreira aconteceu em 2020 quando no Festival da Canção de Luanda, com o tema "Só no olhar”, da sua autoria, venceu o Grande Prémio da Canção e Melhor Voz, um ano depois de ficar em segundo lugar com a música "A vida tem destas coisas”, uma composição de Constantino Chitato. O encontro com Ângelo Boss, numa actividade no Miami Beach e depois com Phathar Mak foi determinante, para o percurso artístico da cantora.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.