Cultura

Helder Simbad preside júri do Prémio Literário GGMF

Gaspar Micolo

O escritor e crítico literário Helder Simbad preside ao júri do agora criado “Prémio Literário GGMF”, promovido pela Fundação Gianni G. Martins, que se destina a premiar obras de autores de nacionalidade angolana, naturalizados ou estrangeiros residentes em Angola há mais de três anos, maiores de 18 anos de idade, nas modalidades de prosa ou poesia.

10/09/2023  Última atualização 09H45
© Fotografia por: DR

Ao "Prémio Literário GGMF”, cujos trabalhos começaram a ser enviados a 8 de Setembro até ao dia 13 de Outubro de 2023 para o correio electrónico da fundação, cada candidato deverá concorrer apenas com uma única obra e ter um pseudónimo.

Além de Helder Simbad, que é mestre em Ensino das Literaturas em Língua Portuguesa e professor de Teoria da Literatura, integram ainda o júri o também professor universitário e crítico literário, David Calivala; a ensaísta e coordenadora adjunta do Movimento Litteragris, Edmira Cariango; escritor e crítico literário Estêvão Domingos José Ludi; e, por parte da Fundação GGMF, Edson Nuno.

Em declarações ao Jornal de Angola, Helder Simbad, que preside a um prémio pela primeira vez, revela que leva consigo experiências de outras iniciativas similares em que esteve envolvido como a da UCCLA, de um prémio no Brasil e do prémio de Poesia no Feminino realizado pelo Memorial. " Os jovens pediam um prémio para estreantes. Este prémio nasce neste âmbito", revela o crítico literário, que espera ser surpreendido pelas propostas.

Para Helder Simbad, é importante "devolver a esperança aos jovens de terem uma obra publicada", pois, "os prémios são instâncias de validação do fenómeno literário, elo que quem vence um prémio vem com selo de qualidade", a julgar pela avaliação do júri.

Segundo a Fundação promotora do "Prémio Literário GGMF”, a iniciativa visa fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária, premiar novos autores e divulgar as obras com o nível de excelência que se exige. Entretanto, os trabalhos concorrentes deverão manter-se inéditos até à sua publicação em livro pela Fundação nos termos do regulamento do prémio.

O "Prémio Literário GGMF” deverá acontecer anualmente a 24 de Janeiro em comemoração ao aniversário da Instituição que tem como seu escopo o "Desenvolvimento Humano e a Formação do Homem novo". Nos anos ímpares, o galardão será atribuído à modalidade de Poesia e nos anos pares à modalidade de Prosa. No ano de 2024, será na modalidade de Prosa, sendo o mesmo de tema livre.

A decisão do júri, da qual não haverá recurso, será tornada pública e divulgada através do website da Fundação e de alguns meios de comunicação públicos. A divulgação do trabalho premiado ocorrerá no dia 24 de Dezembro e a entrega do prémio será a 24 de Janeiro, data que corresponde ao aniversário da Fundação.

O trabalho vencedor será publicado em livro pela Fundação, a quem pertencerão os respectivos direitos relativamente à primeira edição, que terá uma tiragem não superior a 350 exemplares. Ao autor do trabalho premiado serão entregues 50 (cinquenta) exemplares da edição promovida pela Fundação e um prémio monetário de 1.000.000,00 (um milhão de Kwanzas).

A Fundação Gianni G. Martins é uma organização não-governamental privada sem fins lucrativos, constituída a 24 de Janeiro de 2020, cujo objectivo é a implementação e o apoio de projectos sociais que visam o aumento das capacidades intelectuais de crianças, adolescentes e jovens adultos. De igual modo, a Fundação apoia também projectos que promovem a preservação do ambiente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura