O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, exprimiu solidariedade e apoio a Cabo Verde, depois de debater com o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, as vias de desenvolvimento do país.
"O Secretário-Geral e o Primeiro-Ministro debateram os progressos de Cabo Verde no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente através do Plano Estratégico Nacional para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 ("PEDS II”) e os esforços para a recuperação económica e alívio da pobreza”, lê-se numa nota da ONU sobre o encontro, citado pela Lusa.
Na reunião, ambos debateram também "os esforços para fazer avançar a agenda dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, sigla inglesa)”, que têm desafios específicos. Entre as dificuldades a ultrapassar, Cabo Verde tem insistido na necessidade de ajustar os critérios internacionais de acesso ao crédito à dimensão dos pequenos Estados, sob pena de se sacrificarem populações inteiras só porque determinadas métricas não se aplicam aos SIDS. "O secretário-geral reiterou o apoio e solidariedade das Nações Unidas ao Governo e ao povo de Cabo Verde”, conclui a nota.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCinquenta empresas, responsáveis por 40% da produção mundial de petróleo, assinaram, sábado, a Carta de Descarbonização do Petróleo e do Gás, uma iniciativa promovida pela presidência da COP28, pelos Emirados Árabes Unidos e pela Arábia Saudita, avança a Efe.
O Chefe de Estado, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, considerou, sábado, os confrontos armados de sexta-feira uma “tentativa de golpe de Estado” contra o Presidente da República e anunciou uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades.
As crianças no Quénia estão a ser vacinadas com a primeira vacina contra a malária, recomendada pela OMS no mundo, a vacina RTS,S, transformando-se num dos três países-piloto que participaram no programa de implementação do antídoto contra a malária, anunciou, ontem, a imprensa queniana.
A Justice Initiative vai entregar, na próxima quarta-feira, uma petição com mais de 540.000 assinaturas, exigindo às instituições europeias que obriguem os provedores das redes sociais a trabalharem activamente para combater a pedofilia.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.
Luanda acolheu, pelo segundo ano consecutivo, a conferência bilateral Nigéria - Angola que promove a paz e o debate dos grandes temas da agenda no continente africano (comércio, energia verde e conectividade).
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação apelou, sábado, todos os entes públicos e privados a continuarem a dinamizar a economia nacional, manterem o Sector da Habitação entre os que mais empregos gera e une os angolanos encurtando distâncias físicas, culturais e psicológicas.