Mundo

Guterres pede fim imediato de hostilidades no Sudão

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, esta segunda-feira, ao Exército sudanês e ao grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido que "cessem imediatamente as hostilidades", frisando que uma nova escalada do conflito pode ser devastadora para o país.

17/04/2023  Última atualização 17H05
© Fotografia por: DR | Arquivo

"Condeno veementemente a eclosão dos combates que estão a ocorrer no Sudão e apelo aos líderes das Forças Armadas Sudanesas e das Forças de Apoio Rápido para que cessem imediatamente as hostilidades, restabeleçam a calma e iniciem um diálogo para resolver a crise", disse o líder da Organização das Nações Unidas (ONU) na abertura de um Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento, em Nova Iorque.

De acordo com Guterres, a situação já levou a "horríveis perdas de vidas", incluindo de muitos civis, pelo que qualquer nova escalada pode ser devastadora para o país e para a região.

"Exorto todos aqueles com influência sobre a situação a usá-la na causa da paz, para apoiar os esforços para acabar com a violência, restaurar a ordem e retornar ao caminho da transição", instou o ex-primeiro-ministro português.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo