Mundo

Guterres: Energias renováveis são a "única via credível" para evitar catástrofe climática

JA Online

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) afirmou, este domingo, que as energias renováveis são "a única via credível" para evitar uma catástrofe climática, perante a Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis, em Abu Dhabi.

15/01/2023  Última atualização 11H50
© Fotografia por: DR | Arquivo

"Só as energias renováveis podem salvaguardar o nosso futuro, aproximar o fosso no acesso à energia, estabilizar os preços e garantir a segurança energética", disse António Guterres nos Emirados Árabes Unidos.

"Com as políticas actuais, caminhamos para 2,8 graus de aquecimento global até ao final do século. As consequências serão devastadoras. Várias partes do nosso planeta ficarão inabitáveis. E para muitos, esta é uma sentença de morte", acrescentou hoje Guterres.

Segundo dados das Nações Unidas, as energias renováveis representam actualmente 30% da geração mundial de electricidade, percentagem que deve duplicar e ultrapassar os 60% até 2030.

A Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis, em Abu Dhabi, reúne vários Chefes de Estados e de Governo, incluindo o Presidente angolano, João Lourenço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo