Mundo

Guterres "chocado com intensificação" de ataques israelitas em Rafah

JA Online

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje estar "chocado com a intensificação das actividades militares das forças de defesa israelitas em Rafah e arredores", indicou um dos seus porta-vozes, Farhan Haq. Guterres está "chocado com intensificação" de ataques israelitas em Rafah

14/05/2024  Última atualização 23H19
© Fotografia por: Lusa
"Estes desenvolvimentos comprometem ainda mais o acesso humanitário e agravam uma situação já trágica", acrescentou Farhan Haq, que também denunciou os disparos "indiscriminados" de lança-foguetes do movimento islamita palestiniano Hamas.

Nas mesmas declarações, o porta-voz reiterou os apelos à proteção de toda da população civil da Faixa de Gaza.

Em paralelo, o Governo dos Estados Unidos manifestou preocupação pelo ataque contra um veículo da ONU em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, que provocou a morte de um trabalhador estrangeiro que integrava o serviço de segurança e proteção das Nações Unidas (UNDSS). Tratou-se da primeira morte de um funcionário internacional da ONU no território palestiniano desde o início da guerra, a 7 de Outubro de 2023.

"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados pelo ataque a um veículo das Nações Unidas em Gaza que matou um trabalhador humanitário e feriu outro", disse hoje o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, na rede social X.

Segundo a Lusa, a ONU precisou que o veículo foi atingido a caminho do hospital europeu de Rafah.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo