Mundo

Guiné-Bissau: Ministro das Finanças promete rigor e disciplina orçamental

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Té, prometeu, esta segunda-feira, mais rigor e disciplina orçamental, depois de o Fundo Monetário Internacional ter aprovado o Programa de Financiamento Ampliado, no valor de 35,3 milhões de euros.

07/02/2023  Última atualização 09H48
Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Té © Fotografia por: DR

"O país cumpriu, mostrou disciplina orçamental e que está para cumprir. Finalmente conseguimos e o que se segue é continuar a cumprir com disciplina orçamental, reduzir a despesa e ter mais capacidade de arrecadar receita, ou seja, vamos entrar nos eixos”, afirmou Ilídio Té.

O ministro das Finanças falava aos jornalistas no final da cerimónia de assinatura de dois projectos com o Banco Mundial, orçados em 50 milhões de dólares.

"Nós já temos uma viatura na estrada e não a podemos deixar sair da estrada. Posso assegurar que todas as despesas vão ser revistas duas ou três vezes. Temos de ter mais rigor, mais disciplina orçamental, porque temos a primeira avaliação em Março”, precisou Ilídio Té.

O ministro explicou também que o programa com o FMI é fundamental para haver mais apoios internacionais, exemplificando com os acordos ontem assinados com o Banco Mundial e os apoios orçamentais dados por Portugal, França e Espanha.

O Programa de Financiamento Ampliado para a Guiné-Bissau para os próximos três anos, no valor de 38,4 milhões de dólares visa garantir a sustentabilidade da dívida e o crescimento económico.

O programa tem a duração de 36 meses, sendo que a decisão permite o desembolso imediato de 3,2 milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo