O líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, considerou, esta terça-feira, que o ataque contra o deputado guineense Agnelo Regala confirma “a intenção do regime de impor a ditadura” na Guiné-Bissau.
"A única reacção possível é confirmar que é um padrão comportamental de um regime que pretende silenciar todas as vozes que sejam contrárias à intenção de im-por a ditadura na Guiné-Bissau”, sublinhou Domingos Simões Pereira citado pela Lusa, enquanto o Presidente Umaro Embaló desvaloriza a gravidade do incidente dizendo tratar-se de um "caso de polícia”.
O líder do PAIGC falava na residência do deputado e presidente do partido União para a Mudança, Agnelo Regala, que foi, no sábado, ferido a tiro. Domingos Simões Pereira também considerou haver uma ligação entre o ataque e a conferência de imprensa do Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos sobre o envio de uma Missão de Estabilização da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental para o país.
"Acto contínuo a essa conferência de imprensa, vários membros do nosso grupo receberam chamadas anónimas com ameaças à sua integridade física e dos seus familiares. Para mim não é nada de extraordinário. A vida na Guiné passou a valer isto”, afirmou Domingos Simões Pereira.
O líder do PAIGC salientou ainda que "basta não estar de acordo e usar aquilo que são as prerrogativas constitucionais para se atentar contra a integridade física das pessoas”.
"Isto, não só está ligado como faz parte de um todo, da construção de um quadro de medo, de um quadro de resignação popular, no sentido de permitir que a anarquia ordenada de cima, possa ser a nova ordem do país”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da Tunísia, Kais Saied, defendeu, esta segunda-feira, o seu projecto de Constituição face a acusações de desvio autoritário, após ter sido desautorizado pelo jurista a quem tinha sido confiada a redacção do documento.
O navio humanitário “Ocean Viking”, da SOS Méditerranée, resgatou, esta segunda-feira, 15 pessoas que se encontravam num pequeno barco insuflável no Mediterrâneo central, transportando agora 306 migrantes a bordo e aguardando um porto seguro para o desembarque.
Os desembolsos do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) ascenderam em 4.430 milhões de kwanzas de Abril até ao dia de esta segunda-feira, quando a secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote, anunciou estes números no briefing semanal com a imprensa.
O interesse na Zâmbia na importação de derivados de petróleo de Angola, a partir de um gasoduto em construção na zona Sul do país, é reafirmado esta semana, durante a visita de quatro dias do ministro da Energia, Peter Chibwe Kapala, que deve chegar hoje a Luanda.
A Missão Conjunta da União Africana (UA) e da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho (IFRC) que avaliou, em finais de Abril, a situação da seca no Sul de Angola, considera que o projecto Cafu, que visa reduzir o impacto da seca naquela região, é replicável em vários países africanos.
Depois do brilharete na 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, na Eslovénia, a Selecção Nacional regressa hoje, às 4h00, ao país, tendo terminado de forma inédita e honrosa na sexta posição da tabela classificativa.