Cultura

“Guerra dos Géneros” em exibição na Liga Africana

Armindo Canda

Jornalista

A peça de teatro “Guerra dos Géneros”, do Núcleo de Artes Actores de Rua, é exibida, na sexta-feira, às 19h00, na Liga Africana, em Luanda.

14/03/2024  Última atualização 12H45
Actores de Rua durante a encenação de uma peça © Fotografia por: DR

Em declaração ao Jornal de Angola, o encenador Almeida José disse que a peça é uma tragicomédia assente em acontecimentos da actividade laboral dos casais, com realce a importância de se incentivar o empoderamento feminino.

Segundo Almeida José, pretende-se com a exibição da peça, ajudar a melhorar o entendimento ou o conceito de que a mulher é vista como o "sexo frágil dos relacionamentos” e em todas as áreas do conhecimento.

O encenador referiu que o espectáculo foi produzido na perspectiva de abordar a problemática do relacionamento conjugal, observando a importância do equilíbrio no género. Almeida José adiantou que um dos objectivos da peça é promover o debate, procurando partilhar as vivências de cada um, sobre a condição pela qual as sociedades sempre remetem às mulheres para um plano de inferioridade.

A peça "Guerra dos Géneros”, de acordo com o encenador, apresenta uma proposta cénica sobre opressões que muitas mulheres têm sido vítimas, o que impossibilita às próprias de ascenderem a outros lugares de chefias nas comunidades.

O espectáculo faz inúmeras abordagens sobre a postura e posicionamento das mulheres actualmente quanto à vida conjugal. A peça reforça, segundo a sinopse, o compromisso de uma maior valorização das mulheres a todos os níveis, na sociedade angolana, em particular, e na africana, no geral.

De acordo com a sinopse, o espectáculo reflecte, igualmente, a questão do machismo, como um comportamento que rejeita e se opõe à igualdade de direitos entre os géneros, favorecendo o masculino em detrimento ao feminino, sobretudo  em todos os sectores .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura