Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Raúl Tollingas, Didi da Mãe Preta, Jorge Mulumba, Massoxi, Lutuima, Tony do Fumo Filho, Patrícia Faria e Gersy Pegado são os destaques do Festival da Dikanza-Homenagem aos guardiões da Dikanza, que acontece, amanhã, a partir das 17h00, no Marco Histórico do Cazenga.
Raul Tollingas e Didi da Mãe Preta são os dois guardiões da dikanza em actividade, que nos últimos anos tinham ao lado Zé Fininho, outro exímio na dikanza.
O concerto tem a coordenação de Jorge Mulumba com o projecto "Tuxina Oh Dikanza”, que tem realizado palestras, oficinas e aulas abertas. Dom Caetano, Patrícia Faria, Massoxi e Gersy Pegado foram chamados para interpretarem temas no cancioneiro ao ritmo da dikanza
A dikanza é um instrumento que pode ser feito de cana de bordão ou de bambu, com ranhuras que têm como função produzir o som por via de fricção. Importante instrumento de marcação, que com a ngoma fez a transposição do processo evolutivo da Música Popular Urbana: dos grupos carnavalescos, passando pelas turmas, culminando nos conjuntos musicais.
Euclides
Fontes Pereira "Mestre Fontinhas” do Ngola Ritmos é considerado o melhor
tocador da dikanza de todos os tempos. Ressurreição, dos Gingas, António
Pascoal, Adolfo Coelho, dos Kiezos, Zé Fininho, Raul Tollingas, Didi da Mãe
Preta, Tony do Fumo, Augusto Chacaya, Chico Coio, Bonga, Joãozinho Morgado,
Chico Santos, Massoxi, Lolito e Yasmane Santos são algumas das principais
referências na execução do instrumento. Há uma tendência de jovens artistas
como Yuri da Cunha, Eddy Tussa, Ary, Yola Semedo, Patrícia Faria e Puto
Português apresentarem-se em palco com este instrumento.
Espectáculo
de Consagração
A Nova Energia realiza hoje, a partir das 18h00, no Memorial Dr. António
Agostinho Neto, o espectáculo de consagração do FENACULT, denominado "A
Viagem”, com transmissão da Televisão Pública de Angola (TPA).
A produção não revelou o cartaz definitivo, mas garante um evento no qual a diversidade musical e cultural angolana será evidenciada.
"A Viagem” é uma das apostas que o Ministério da Cultura e Turismo tem com algumas produtoras para a realização de concertos.
A Nova Energia tem como principal marca o Show do Mês e deste modo, em formato reduzido, alguns dos artistas que passaram e foram lançados neste palco poderão desfilar.
No âmbito do FENACULT de igual modo estão agendados os seguintes concertos: Palco das Vozes Femininas (sexta-feira no Complexo Pérola do Ndongo), Palco do Semba, em parceria com o Muzongue da Tradição (domingo no Centro Recreativo e Cultural Kilamba), Ritmos e Cantares da Terra (30 de Novembro no Complexo Paz Flor).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.