Cultura

Guardiões da dikanza distinguidos no Cazenga

Analtino Santos

Jornalista

Raúl Tollingas, Didi da Mãe Preta, Jorge Mulumba, Massoxi, Lutuima, Tony do Fumo Filho, Patrícia Faria e Gersy Pegado são os destaques do Festival da Dikanza-Homenagem aos guardiões da Dikanza, que acontece, amanhã, a partir das 17h00, no Marco Histórico do Cazenga.

19/11/2022  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR
O Festival da Dikanza está enquadrado na programação do Festival Nacional da Cultura (FENACULT) e à margem do evento acontece uma feira de gastronomia, artes plásticas e literatura, numa produção do Governo Provincial de Luanda.

 Raul Tollingas e Didi da Mãe Preta são os dois guardiões da dikanza  em actividade, que nos últimos anos tinham ao lado Zé Fininho, outro exímio na dikanza.

O concerto tem a coordenação de Jorge Mulumba com o projecto "Tuxina Oh Dikanza”, que tem realizado palestras, oficinas e aulas abertas. Dom Caetano, Patrícia Faria, Massoxi e Gersy Pegado foram chamados para interpretarem temas no cancioneiro ao ritmo da dikanza

A dikanza é um instrumento que pode ser feito de cana de bordão ou de bambu, com ranhuras que têm como função produzir o som por via de fricção. Importante instrumento de marcação, que com a ngoma fez a transposição do processo evolutivo da Música Popular Urbana: dos grupos carnavalescos, passando pelas turmas, culminando nos conjuntos musicais.

Euclides Fontes Pereira "Mestre Fontinhas” do Ngola Ritmos é considerado o melhor tocador da dikanza de todos os tempos. Ressurreição, dos Gingas, António Pascoal, Adolfo Coelho, dos Kiezos, Zé Fininho, Raul Tollingas, Didi da Mãe Preta, Tony do Fumo, Augusto Chacaya, Chico Coio, Bonga, Joãozinho Morgado, Chico Santos, Massoxi, Lolito e Yasmane Santos são algumas das principais referências na execução do instrumento. Há uma tendência de jovens artistas como Yuri da Cunha, Eddy Tussa, Ary, Yola Semedo, Patrícia Faria e Puto Português apresentarem-se em palco com este instrumento.

Espectáculo de Consagração


A Nova Energia realiza hoje, a partir das 18h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, o espectáculo de consagração do FENACULT, denominado "A Viagem”, com transmissão da Televisão Pública de Angola (TPA). 

A produção não revelou o cartaz definitivo, mas garante um evento no qual a diversidade musical e cultural angolana será evidenciada.

"A Viagem” é uma das apostas que o Ministério da Cultura e Turismo tem com algumas produtoras para a realização de concertos.

 A Nova Energia tem como principal marca o Show do Mês e deste modo, em formato reduzido, alguns dos artistas que passaram e foram lançados neste palco poderão desfilar.

No âmbito do FENACULT de igual modo estão agendados os seguintes concertos: Palco das Vozes Femininas (sexta-feira no Complexo Pérola do Ndongo), Palco do Semba, em parceria com o Muzongue da Tradição (domingo no Centro Recreativo e Cultural Kilamba), Ritmos e Cantares da Terra (30 de Novembro no Complexo Paz Flor).



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura