Cultura

Grupos pedem mais apoios para os projectos cénicos

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Huambo, revelou domingo nesta cidade, que o teatro angolano tem pernas para andar e fazer parte do desenvolvimento social e económico do país, devido o nível de organização, potencial dos praticantes.

01/04/2024  Última atualização 10H05
Huambo foi a capital do teatro angolano durante cinco dias © Fotografia por: DR

Jeremias Piedade Tchissanga fez estes pronunciamentos no acto de encerramento da jornada nacional do teatro, que decorreu na cidade do Huambo, de 27 a 31 de Março, para saudar o Dia Mundial do Teatro, realizado sob o lema "Por uma classe unida e forte”.

O responsável disse acreditar nos dias melhores para a classe das artes da representação, principalmente olhando pela força que o teatro desempenha na sociedade angolana.

"A união destes grandes grupos vindos de vários pontos de Angola traduz a vivência desta comunidade cultural. O teatro é uma arte de esperança, usada para lutar pelos direitos de uma região, para educar, comunicar qualquer situação que seja para o bem de todos”, revelou.

O presidente da Associação Angolana do Teatro, Tony Frampénio, fez um balanço positivo dos 5 dias do evento, salientando que a jornada veio mostrar que está à frente de classe forte e unida, que valoriza a solidariedade, compreensão, cooperação, razões que o levaram a prometer trabalhar melhor para materializar as acções da associação. 

"Queremos que, com este acto, a imagem do teatro seja cada vez mais elevada. As pessoas poderão saber que é uma ferramenta essencial para a edificação da cultura.

O teatro agora mudou de paradigma, porque era visto em grande escala apenas em Luanda, mas agora a realidade é outra, porque todas as províncias estão representadas pelas suas associações, medida que serve para a massificação”, avaliou.

Participantes recomendam valorização do teatro

Os participantes da jornada nacional do teatro, segundo o comunicado lido pelo actor Simão Paulino, recomendam a elaboração de projectos que visam a obtenção de financiamento junto de organismos e parceiros nacionais e

internacionais. Consideram igualmente importante a redefinição dos mecanismos para a conquista de recursos financeiros capazes de dinamizar a indústria do teatro, visto que continua a ser uma das ferramentas de sensibilização e moralização da sociedade.

De igual modo, auguram pela melhoria dos métodos de comunicação, entre a direcção da Associação Angolana do Teatro e seus membros, para garantir melhor alinhamento nas políticas que se impõem, para além de fazer advocacia junto de instituições estatais.

Garantir a melhoria das infra-estruturas de base para exibição dos espectáculos e o acesso a créditos bancários figuram entre as pretensões dos grupos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura