Cultura

Grupos em Cabinda preparam edição 2023 do Carnaval

A província de Cabinda já trabalha na preparação da edição 2023 do Carnaval, tendo já inscritos 81 grupos carnavalescos dos quais 40 da classe infantil e 41 de adultos, informou o secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André.

28/01/2023  Última atualização 12H22
© Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Ernesto Barros André afirmou que os grupos carnavalescos inscritos para a presente edição vão competir em duas fases, a municipal e a provincial.

Na fase municipal, disse, vão competir 43 grupos dos quais 21 da classe infantil e 22 de adultos, ao passo que na fase provincial, ao todo serão 38 grupos, dos quais 19 da categoria de adultos e igual número de infantis.

"Os grupos carnavalescos foram inscritos em fases. Para a fase municipal inscreveu-se 43 grupos  destes, 21 infantis e 22 da classe de adultos, ao passo que para a fase provincial registou-se 38 grupos dos quais 19 de adultos e 19 infantis,” informou.

O desfile do Carnaval, salientou, será organizado em dois dias, sendo que a fase municipal irá acontecer no dia 19 de Fevereiro próximo, enquanto o acto provincial na classe de adultos terá lugar, na terça-feira, 21 de Fevereiro.

Ernesto Barros André não avançou os valores dos prémios que serão atribuídos aos grupos carnavalescos vencedores, incluindo a rainha, mas garantiu, no entanto, que a Secretaria Provincial da Cultura está fortemente empenhada na preparação da edição 2023, para que possa correr sem sobressaltos enquanto se aguarda pela disponibilização de verba por parte do Ministério da Cultura e Turismo.

"Ainda não recebemos qualquer patrocínio para a realização da festa do Entrudo, porém, tão logo recebamos a comunicação do Ministério da Cultura e Turismo sobre alocação da verba tornaremos público o montante dos prémios”.

O secretário da Cultura alertou que nesta edição de 2023 não haverá patrocínio público aos grupos para a compra da indumentária e outros artefactos inerentes ao Carnaval, devido à constrangimentos de ordem financeira.

"Estamos a incentivar os líderes dos grupos carnavalescos no sentido de solicitarem apoios financeiros às empresas locais no sentido destas  garantirem os patrocínios para a compra da indumentária e não só”, sublinhou.

Ernesto Barros André disse que a Secretaria Provincial da Cultura está a realizar um trabalho de acompanhamento aos grupos carnavalescos, durante os ensaios, tudo na perspectiva de se corrigir eventuais erros que têm a ver com a coreografia, canção, indumentária, pressupostos que segundo assegurou serão objectos de avaliação pelo corpo de júri, durante a competição.

"Temos estado a acompanhar ao pormenor as sessões de ensaios dos grupos carnavalescos na perspectiva de se corrigir eventuais falhas que estes possam manifestar durante os preparativos para permitir que estejam bem organizados e altamente competitivos”, sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura