Cultura

Grupos de teatro concorrem no palco da Liga Africana

Um total de 20 grupos de teatros vão concorrer, a partir desta sexta-feira até 26 de Março, às 19h, no palco da Liga Africana, em Luanda, no âmbito do Dia Mundial do Teatro, numa organização da “Cena Livre”, em parceria com o Governo Provincial de Luanda (GPL).

17/03/2023  Última atualização 11H10
© Fotografia por: DR

O evento vai acolher vários grupos nacionais, dos quais 13 de Luanda, dois do Bié, e cada um para as províncias de Malanje, Kuando Kubango, Namibe, Huila, Kwanza Norte. O prémio vai homenagear o director do grupo de teatro Kulonga, o malogrado Afonso Dinis Amankwah.

Na cerimónia de abertura, os grupos apresentar-se-ão em duas sessões, com uma duração de 45 minutos. A primeira será às 19h e a segunda às 20h15 minuto com as peças "Ocissila Tcheto” do grupo Angopera e "Junto da Cova” do Yetu A Yetu, dois grupos da capital.

Dos dias 18 até 26 de Março, os restaste grupos apresentaram temas como "Lugares de Sonhos”, "O Ringue”, "De Pé para Cima”, "Registo”, "Raiva e a Razão”, "A Desi-Lusão”, "Actriz ou Seca Actriz”, "Yelisa, Espiritualidade Africana”, "Alguém Matou a Cultura e Enterrou as Tradições”, "Liberdade Utópica”, "O Interrogatório”, "Laços de Sangue”, "Pedaços da Memória”, "Um segundo na Cama”, "Claustrofobia”, "Seis Andar”, "João e Maria”, "O teste de Sofá”.

O primeiro classificado vai ganhar um milhão de Kwanzas, o segundo classificado 500 mil e o terceiro 300 mil.

Cena Livre é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que aposta na realização de eventos de promoção do teatro. Surgiu em 2008 e vem realizando formações desde 2011 no campo do teatro, cinema e Tv.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura