Angola participou, terça-feira, em Paris, França, num desfile de moda com 14 modelos vestidos pela estilista Nadir Tati, cujo evento contou com a presença da ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
Um total de 20 grupos de teatros vão concorrer, a partir desta sexta-feira até 26 de Março, às 19h, no palco da Liga Africana, em Luanda, no âmbito do Dia Mundial do Teatro, numa organização da “Cena Livre”, em parceria com o Governo Provincial de Luanda (GPL).
O evento vai acolher vários grupos nacionais, dos quais 13 de Luanda, dois do Bié, e cada um para as províncias de Malanje, Kuando Kubango, Namibe, Huila, Kwanza Norte. O prémio vai homenagear o director do grupo de teatro Kulonga, o malogrado Afonso Dinis Amankwah.
Na cerimónia de abertura, os grupos apresentar-se-ão em duas sessões, com uma duração de 45 minutos. A primeira será às 19h e a segunda às 20h15 minuto com as peças "Ocissila Tcheto” do grupo Angopera e "Junto da Cova” do Yetu A Yetu, dois grupos da capital.
Dos dias 18 até 26 de Março, os restaste grupos apresentaram temas como "Lugares de Sonhos”, "O Ringue”, "De Pé para Cima”, "Registo”, "Raiva e a Razão”, "A Desi-Lusão”, "Actriz ou Seca Actriz”, "Yelisa, Espiritualidade Africana”, "Alguém Matou a Cultura e Enterrou as Tradições”, "Liberdade Utópica”, "O Interrogatório”, "Laços de Sangue”, "Pedaços da Memória”, "Um segundo na Cama”, "Claustrofobia”, "Seis Andar”, "João e Maria”, "O teste de Sofá”.
O primeiro classificado vai ganhar um milhão de Kwanzas, o segundo classificado 500 mil e o terceiro 300 mil.
Cena Livre é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que aposta na realização de eventos de promoção do teatro. Surgiu em 2008 e vem realizando formações desde 2011 no campo do teatro, cinema e Tv.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO músico Euclides da Lomba vai actuar sexta-feira, às 18h00, no Kilamba Shopping, em Luanda, num concerto denominado “Momento de Elite”, no qual promete levar vários dos seus sucessos musicais, com o suporte instrumental da sua banda.
Uma delegação chefiada por Dalva Maurícia Ringote Allen, ministra de Estado para a Área Social, participa, desde segunda-feira, nas celebrações da Semana Africana, na Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), em Paris.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.