A primeira pedra para a construção da Casa do Artista e Palácio da Música e do Teatro, na antiga instalação da Assembleia Nacional, em Luanda, foi lançada, sexta-feira, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, marcando, desta forma, o início das obras daquele espaço cultural.
O artista angolano Barceló de Carvalho, Bonga Kwenda, recebeu, na noite de quinta-feira, em Paris, o Grande Prémio da Música do Mundo, durante um espectáculo integrado na cerimónia anual da entrega de prémios da Sociedade Francesa de Direitos de Autor (SACEM).
O secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), Manuel de Oliveira “Delon”, deu a conhecer, ontem, que a gravação das canções para o desfile central do Entrudo de 2024, decorrem em vários estúdios da capital.
Para Delon, as inscrições dos grupos, que vão evoluir no Carnaval edição 2024, praticamente já estão feitas. Acrescentou que, apenas a APROCAL aguarda os cinco grupos que vão sair da liguilha para se juntarem aos da classe B (Adultos), cuja competição está marcada para dia 25, na Vila de Cacuaco.
Quanto aos parceiros (patrocinadores), revelou que têm garantia de instituições que anualmente patrocinam o Carnaval, assim como está a negociar com novas empresas ou instituições que desejam divulgar as suas marcas na maior festa cultural de Luanda.
De acordo Delon, a APROCAL está preocupada com os municípios e Distritos Urbanos que não realizam desfiles municipais do Carnaval, de maneira que o Entrudo não seja limitado na Marginal da Praia do Bispo, acrescenta, mas que seja, também, manifestado nos bairros da capital.
Segundo o responsável, o Carnaval de Luanda começa a 10 de Fevereiro de 2024, com desfile da classe C (infantis), no dia seguinte, o desfile dos adultos da classe B e, dia 12, o acto central, onde os crónicos candidatos do Entrudo da capital, a classe A (adultos), mostram toda a grandeza da manifestação artística e cultural. Dia 13, está programado desfiles a nível dos bairros de Luanda.
O presidente da APROCAL, Tany Narciso revelou que, na passada terça-feira, teve uma reunião de concertação em que foi avaliada a edição 2023, com a participação do vice-governador de Luanda, Manuel Gonçalves, que é o coordenador provincial do Carnaval de Luanda.
O encontro serviu para análise de questões de ordem organizativa da maior manifestação cultural dos luandenses.
Como novidade, foi dado a conhecer que estão criadas as condições básicas para a APROCAL realizar condignamente o Entrudo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma década depois da morte de Nelson Mandela, uma exposição de aniversário intitulada “Mandela está morto” foi inaugurada, esta sexta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, pela Fundação do antigo presidente sul-africano.
O ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, procedeu, sexta-feira, em Luanda, ao lançamento da primeira das obras de reabilitação da antiga Assembleia Nacional, que vai albergar o futuro Palácio da Música e do Teatro e Casa do Artista, devendo ser inaugurado nos próximos dois anos.
O músico Bonga foi galardoado, quinta-feira, na Maison de la Radio et de la Musique, em Paris, França, ao vencer na categoria "Grande Prémio de World Music", nos "Grands Prix 2023", atribuídos pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM).
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.
Luanda acolheu, pelo segundo ano consecutivo, a conferência bilateral Nigéria - Angola que promove a paz e o debate dos grandes temas da agenda no continente africano (comércio, energia verde e conectividade).
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação apelou, sábado, todos os entes públicos e privados a continuarem a dinamizar a economia nacional, manterem o Sector da Habitação entre os que mais empregos gera e une os angolanos encurtando distâncias físicas, culturais e psicológicas.