Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Os ritmos do Carnaval voltaram a ser sentidos, no sábado, pelas ruas de Luanda, num desfile “fora de época”, mesmo com a chuva que caiu sobre a capital do país.
Num ambiente incomum, quer pela época, quer pelo tipo de pista, os grupos convidados procuraram fazer uma festa animada, na Avenida Deolinda Rodrigues, para assinalar o centenário do Fundador da Nação, Agostinho Neto.
O desfile, assistido pelo governador de Luanda, Manuel Homem, serviu de antecâmara para os grupos mostrarem como estão preparados para o assalto ao Carnaval do próximo ano, depois dos vários entraves causados pela pandemia da Covid-19.
Entre os convidados para esta edição especial estavam grupos infantis como os Cassules dos Jovens da Cacimba, que representou o semba, e do 10 de Dezembro.
Enquadrado também no programa de actividades da III edição do Festival Nacional de Cultural, o desfile ficou marcado pela ausência do União Mundo da Ilha.
Apesar da ausência do grupo com mais títulos no carnaval, a festa esteve bastante animada, com o semba a ser o género predominante entre os adultos. Nesta classe, desfilaram os grupos União Twabixila, Giza, Sagrada Esperança, Etu Mudietu, Jovens da Cacimba, 10 de Dezembro, Kiela, Amazonas do Prenda, 54, Recreativo do Kilamba e Njinga Mbandi.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.