Cultura

Grupo União Twabixila abre desfile competitivo

Mário Cohen

Jornalista

O desfile competitivo, de adultos, classe A, do Carnaval de Luanda, edição 2022, é aberto pelo grupo União Twabixila, do município de Viana, de acordo com o sorteio realizado terça-feira, no auditório da escola Njinga Mbande, na capital.

25/11/2021  Última atualização 08H45
Sorteio foi realizado pela Aprocal na escola Njinga Mbande © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
O sorteio dita que após a abertura, pelo Twabixila, desfilam na pista os grupos União Sagrada Esperança, Kiela, Etu Mudietu, União Njinga Mbande, Mundo da Ilha, Recreativo do Kilamba, 10 de Dezembro, 54, Jovens da Cacimba e Amazonas do Prenda.  Com base na ordem do sorteio, do desfile competitivo da classe A, de adultos, o União Giza, do Distrito Urbano do Rangel, vai encerrar o Carnaval de Luanda o próximo ano.

Para o vice-presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal), Diogo Colombo, a próxima edição da "festa do povo” vai ser muito renhida, na classe A, com os potenciais candidatos ao título dispostos a tudo para vencerem.

Na classe B, também de adultos, o primeiro a desfilar é o União Domant, seguido do Povo da Samba, Juventude do Kapalanga, Geração Sagrada, Nova Geração do Mar, Tuafundumuka, Kabocomeu, 17 de Setembro, Café de Angola e Kazukuta do Sambizanga, que fecha o desfile.

Para a classe C, infantil, são os Cassules do Mundo da Ilha a abrirem o desfile, dando depois lugar aos Cassules dos Jovens da Cacimba, Petrolíferos, Café de Angola,  Amazonas do Prenda, Sagrada Esperança, 54, 10 Dezembro e os Viveiros do Njinga Mbande.

Os outros cincos grupos que completam o número de candidatos ao título infantil do Carnaval de Luanda vão ser classificados após uma leguilha, que a Aprocal pretende realizar meses antes do acto central. O mesmo procedimento vai acontecer com os últimos cinco grupos que vão completar os 15 grupos da classe B, de adultos, entre os quais despontam nomes como o União Jovens do Mukuaxi, Unidos do Zango, 28 de Agosto, Angola Independente, Jovens do Prenda, Icolo e Bengo, Kwenha, Unidos do Kilamba Kiaxi e União Kwanza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura