O grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba (URK), do Distrito Urbano do Rangel, celebrou, sábado, o nono aniversário com os olhos firmes na reconquista da classe A (adultos) da próxima edição do Carnaval de Luanda.
A garantia foi dada pelos membros do grupo que venceu as últimas duas edições da maior manifestação cultural na capital do país, durante um desfile designado "Carnaval de Rua”, no bairro Nelito Soares, Rangel, enquadrado na celebração do nono do aniversário do grupo.
O comandante emérito do URK, Poly Rocha, afirmou que a agremiação já começou a preparação para a próxima edição do Carnaval de Luanda. Poly Rocha disse que o objectivo continua a ser a revalidação do título.
Segundo o comandante emérito, uma outra pretensão da agremiação é a de ajudar a tornar o Carnaval de Luanda mais visível e rentável. O interlocutor apelou à união das agremiações, de forma a que juntas possam ajudar a ultrapassar as barreiras que impedem o Carnaval de Luanda de atrair mais turistas nacionais e estrangeiros e apoios.
Quanto ao nono aniversário, o comandante emérito disse tratar-se de um momento de grande satisfação, por não acreditar, a princípio, que o grupo sobreviveria tanto tempo, devido às dificuldades que foram encontrando no Carnaval.
"Não foi fácil chegar a esse momento, motivo pelo qual estamos muito satisfeitos, sobretudo com tudo o que o grupo conquistou. O objectivo, daqui para frente, é continuar a somar”, sublinhou.
Por outro lado, a comandante das bessanganas do URK, Gisela Ramos, garantiu que a agremiação comemora o nono aniversário concentrada na revalidação do título.
Gisela Ramos considera o grupo, apesar de muito jovem, um dos grandes actualmente do Carnaval de Luanda. "Temos cinco conquistas em nove anos, o que mostra que estamos ao lado dos gigantes do Carnaval”, ressaltou.
Já Henriques dos Santos, bailarino há cinco anos do URK, afirmou que, apesar de bicampeão, o grupo continua com muita vontade de vencer a próxima edição do Carnaval, por isso trabalha diariamente para conseguir alcançar o objectivo.
Henriques dos Santos considera o nono aniversário do URK um sinal de resiliência e, também, um indício de que o grupo está no caminho certo e que precisa de continuar a trabalhar para levar o nome da agremiação a um patamar maior.
Por outro lado, a simpatizante do Recreativo Kilamba Ana Maria Silva afirmou identificar-se com o grupo desde a sua criação, por isso, desde então, está empenhada em ajudar a agremiação a se tornar cada vez melhor.
A simpatizante sublinhou que "a cultura está muito presente no Rangel”, daí estar num grupo do Rangel, por ser uma mulher de muita cultura.
O grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba foi fundado a 27 de Julho de 2015.
O grupo do Distrito Urbano do Rangel tem na galeria cinco títulos, sendo um da classe B, em 2016, e quatro da classe A, nos anos de 2018, 2019, 2023 e 2024.
O prémio de primeiro classificado na Liguilha de 2015 valeu o apuramento para a classe B, em 2016. Neste mesmo ano, conquistou o primeiro lugar, ascendendo ao desfile da classe A.
Em 2017, foi o segundo classificado na estreia no desfile central do Carnaval de Luanda. Nos anos de 2018 e 2019 sagrou-se o vencedor. No ano de 2020, ficou em terceiro lugar.
Na época da pandemia da Covid-19, não se realizou o desfile competitivo nas edições de 2021 e 2022, mas o grupo continuou os trabalhos e em 2023, com o enredo "Angola – Tradições e Memórias”, sagrou-se campeão, proeza repetida na edição do Carnaval de 2024, com o enredo "Nosso Chão- Nossas Riquezas”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O grupo Horizonte Njinga Mbandi vai à estreia hoje, a partir das 19h00, no Royal Plaza, em Luanda, a peça intitulada “O Ministro”, baseada na obra literária homónima do escritor Uanhenga Xitu.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.