Economia

Grupo Raxio vai lançar “Data Center” em Luanda

Pedro Peterson

Jornalista

O desenvolvedor e operador de centro de dados pan-africano, Raxio Group, anunciou planos para desenvolver o primeiro centro de dados Tier III neutro em operadora em Angola , com 6MW de capacidade de TI.

29/01/2023  Última atualização 17H32
© Fotografia por: DR

Segundo apurou o JA, a empresa já garantiu um terreno para a instalação no distrito de Cacuaco, em Angola, perto de Luanda, com comissionamento previsto para Fevereiro de 2024.

"Angola tem uma demanda crescente por conectividade e serviços relacionados. Também está geograficamente posicionada para se tornar um centro de conectividade na região, tornando-se um mercado importante para nosso crescente portfólio”, disse o presidente da comissão executiva do Roxio Grupo, Robert Mullins.

O Raxio Group constrói e opera centros de dados em toda a África para colocation, cross-connect, fibra e serviços de infra-estrutura de TI e tem actividades na Costa do Marfim, Moçambique, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia e Uganda.

Sem avançar o investimento global desta operação, a empresa sublinha apenas que a instalação em Angola está a ser desenvolvida em colaboração com parceiros internacionais e locais, "cuidadosamente seleccionados de acordo com os padrões de excelência experimentados e testados da Raxio”.

Quando o data center avançar, serão fornecidas novas condições para empresas, regionais e internacionais, redes de entrega de conteúdos e serviços em ‘cloud’.

Robert Mullins, afirma que a decisão de construir a primeira instalação neutra Tier III de Angola destaca o compromisso da empresa com a estratégia de fornecer as infra-estruturas digitais necessárias no continente africano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia